quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os novos tripulantes de nossa viagem pela história através do cinema

Começo essa postagem agradecendo a todos que me ajudaram nessa primeira etapa do Projeto História & Cinema em 2011, onde fizemos a exibição de alguns vídeos produzidos sobre nosso trabalho desde 2009 e da nossa participação na feira de ciências da CREDE 20 em novembro de 2010.DSC00091

Aproveitamos a oportunidade para convidar os alunos das novas turmas do EJA Fundamental e Médio para trilharem conosco essa viagem pela história através do cinema. As turmas das professoras Ruth, DSC04461Margarida, Rita, Cláudia e Lucília compareceram ao laboratório de informática e conversaram conosco sobre o projeto, e além dos vídeos já mencionados, foi exibido também o trailer do filme Platoon, o primeiro em cartaz esse ano. Inclusive, as professoras já estão trabalhando o tema da Guerra do Vietnã em suas aulas.

Agradeço aos alunos colaboradores Tony Antonio dos Santos e José Marcelino da Rocha, que felizmente continuarão a nos ajudar nessa empreita. Não posso esquecer de expressar minha satisfação com a ajuda constante e efetiva do núcleo gestor do CEJA Joaquim Gomes Basílio, sempre atenciosos quando precisamos.  DSC00165

Pessoal, espero que esse ano possamos aprender com as discussões, com os filmes, com os textos com os quais teremos contato, mas acima de tudo, não esqueçamos que nenhuma ferramenta é capaz de produzir qualquer coisa sozinha; somos nós, seres humanos, de posse dessas ferramentas, inventadaDSC00169s por nós, que materializamos nossos desejos. O cinema é um produto da mente humana, que se converte numa ferramenta educacional se dermos a ele um direcionamento nesse sentido, se o utilizarmos para instigar questões, se fizermos corretamente as perguntas necessárias sobre o filme, se o entendermos como um retrato da sociedade que o produziu.  

Assistir a um filme na escola não pode ser igual a assistir a um filme em casa, não deve ter apenas um caráter recreativo. Ele não é mais ou menos importante que o livro, o caderno, a cadeira ou a régua. Ele é um recurso, um poderoso instrumento de reprodução de idéias, e de instigâncias. É preciso inseri-lo conscientemente no ambiente escolar.

Veja abaixo os vídeos que foram exibidos para os alunos.

7 comentários:

  1. sem duvida faço parte dessa tripulação.muita ansiedade para o retorno de nossas atividades, e se deus quiser vamos voltar a todo vapor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas um projeto para lá de inovador. Chamativo, diferente, interessante, uma forma educativa de buscar os alunos para a sala de aula.
    Parabéns a todos que fazem o CineHistória.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, David Júnior. Venha fazer o cinehistória conosco. Participe sempre das nossas das nossas atividades com comentários aqui no Blog. Você já conhece a nossa comunidade no Orkut? Entra lá e participa!

    ResponderExcluir
  5. Prof. Josemar - Assistir o DVD do Cine história, agora no you tube, de suma importantância esse documento sobre o que fazemos no CEJA, você na coordenação geral, e eu, Zé Santana, na cooperaçãoe também o amigo Tony, É como diz aquela nova frase, " A fila anda.", porque movimentamos arte, cultural, e um painel de conhecimento,que não há em nenhuma escola do estado e município. Vejo o CEJA como modelo educacional; sou apenas AMIGO DA ESCOLA e COOPERADOR, pra ficar bem claro, nao tenho vinculo nem com o município, nem com o estado, apenas participo porque gosto de boa qualidade educacional, e vejo que aqui no Cinehistoriaeduc, a Diretora Maria do Carmo e Leda, dá sua pacela de apoio. E o que posso fazer é vê, participar e comentar, porque aqui a arte e o conhecimento estão em avanços, pela estatística de mais de 3500 acesso do blog, podemos de dizer que o projeto historia e cinema e sucesso total, e o DVD aí está mostrando e comprovando o trabalho, nossa realização é plena, vemos o desenvolvimento estudantil, sua participção e sua gratidão, a cada filme, se vê a alegria e a felicidade de todos, professores e alunos. E o EJA na sua equpe de professoras, Rutth, Ritinha,Margarida, Claudia e e apoio da direção geral da direção Josmey e Cia, tem o aval!

    ZS >>> The poet, Brejo Santo in Brazil.

    ResponderExcluir
  6. A página inicial que faz a introdução sobre as questões relacionadas ao dia do trabalho está bastante sugestiva e cheia de informações para os professores que não são da área de Humanas. O filme Tempos Modernos retrata o início do modelo industrial e o ingresso dos homens, principalmente no mercado de trabalho para manuseio das máquinas utilizadas na indústria e a questão da exploração da mão de obra.
    Vamos aguardar o filme!!!
    Maria Socorro Alves
    Coordenadora Pedagógica

    ResponderExcluir
  7. O cine historia, em painel educacional,é merecedor de prêmios pela educação não somente de Brejo Santo, mas pelo o Estado, pois não só atingiu de cheio os alunos do EJa, mas sem sombra dedúvidas, todo Brasil, claro, pelo blog.Eu estou aqui em Natal Rio Grande do Norte, algumas pessoas já comentaram, eu vi seu blog muito organizado, outros dizem vi o cine história e o educaluz zs,então, os estados avançam em pesquisa, quem ganha com isso, nossa querida escola CEJA - Joaquim Gomes Basílio, em Brejo Santo - Ce. Fico feliz em ser cooperador do sistema, DVD vídeo escola e de ser AMIGO DA ESCOLA, mas também só entro na minha hora.
    Parabéns todos que estão imbuídos nesse lindo e educativo projeto. A educação Brejosantense foi agraciada, esse é a palavra, com o cine história, louvado seja Deus!!!

    My embrace ZS >>> O Cavalheiro do Azul...

    ResponderExcluir