sábado, 6 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra comemorado no CineHistória

fotos para o blog1 O CineHistória, assim como em 2009, participa das comemorações do Dia da Consciência Negra com a exibição de um filme que certamente nos instigará um debate acalorado. Quanto vale ou é por quilo? é a obra escolhida para a ocasião. Uma produção brasileira, dirigida por Sérgio Bianchi, que entre outros também realizou Os inquilinos e A causa Secreta.

Por que discutir o tema da Consciência Negra? Certamente, não para atender a lei 10.639/03 somente. Mas porque o “Dia da Consciência Negra retrata a disputa pela memória histórica”. Os atos simbólicos, as ações afirmativas, tudo isso desperta a atenção da sociedade brasileira atual para a histórica participação dos negros como constituintes essenciais da brasilidade.

fotos para o blog

Além disso, somos a segunda maior nação negra do mundo, estando atrás apenas da Nigéria; somos um povo absolutamente resultante da miscigenação cultural de raças que precisam ser reconhecidas em suas individualidades históricas, para que não paire mais entre nós, nenhum ranço de preconceito, de racismo, para que, aí sim, possamos a ser chamados de democracia racial sem que isso pareça um disfarce, um discurso ideológico.

No quanto vale... foto 01filme de Sérgio Bianchi, vemos uma continuidade de certas situações sociais. O diretor nos mostra duas ambiências historicamente distintas: o período colonial escravista e o Brasil atual. As cenas do antigo e do novo Brasil vão sendo intercaladas como se fossem dois filmes que são projetados paralelamente. Aí somos levados a perceber como certas circunstâncias são repetidas com outros nomes apenas. Realmente enquanto não corrigirmos a gravíssima desigualdade social decorrente também da escravidão, não haverá como mudar certas situações exploradas no filme. Bom, mas essa é apenas minha opinião. Aguardo a de vocês, tanto no dia da projeção quanto aqui no blog.

Abaixo vocês conferem o trailer do filme:

Aguardo os comentários. Vamos fazer um debate aqui no blog?