quarta-feira, 16 de junho de 2010

Roma Antiga no Cinema

Pessoal, obrigado pela presença de vocês na exibição do filme Gladiador. Mesmo sabendo que alguns já tinham visto esse filme, sabia que podia contar com vossas presenças, pois não perderiam a chance de debater tão interessanDSC02764te adaptação/invenção à respeito da história romana. 

Não obstante o mormaço do piso que havia sido refeito poucos dias antes, quase todos permaneceram até o final. Fiquei feliz com a presença dos alunos da Educação de Jovens e Adultos que se fizeram presentes também.

Por falar nisso, segunda-feira passada estive reunido com eles para a apresentação do Projeto História e Cinema para essa modalidade de ensino. A partir de agora o CineHistória vai contar também com a colaboração dos professores e alunos do EJA. Obrigado às professoras Ruth e Margarida que levaram suas turmas para a apresentação. DSC02761

No nosso próximo encontro faremos também para os alunos do Projeto Revisão de Estudos uma apresentação formal do projeto. Estamos perto de completar um ano de exibições e debates, no entanto, muitos alunos que participam conosco dos eventos não estavam presentes quando fizemos a apresentação mais detalhada dos objetivos que temos com nosso trabalho.

Não esqueçam que nesse próximo encontro, vamos fazer um debate sobre os quatro filmes que exibimos esse ano no CineHistória: 1492, a conquista do paraíso, A guerra do fogo, Guerra ao terror e Gladiador. gladiator 5

Essa apresentação do projeto, tanto para o EJA como para o Cursinho, visa também atender as exigências da feira de exposições de projetos escolares que será sediada em agosto aqui em Brejo Santo. O projeto História e Cinema foi escolhido por nossa escola para representá-la. 

O que acharam do gladiador? O que DSC02760podemos enxergar nesse filme como representação dos aspectos sociais da Roma Antiga. O que podemos discutir a partir dele? Espero que possamos debater essas questões aqui no blog, e também no nosso próximo encontro presencial. Valeu, e até a próxima!