domingo, 7 de março de 2010

A Guerra do Fogo

Meus caros colegas do Projeto História e Cinema, estamos recomGuerra do Fogo capaeçando nossas atividades neste mês de março. Como primeiro filme de 2010 teremos o monumental A Guerra do Fogo (Quest for Fire, 1981), dirigido por Jean-Jacques Annaud, mesmo diretor de O Nome da Rosa e Círculo de Fogo. Quem conhece o diretor sabe que ele tem especial apreço por temas da História e os retrata sempre de maneira tensa. Os dois filmes que citei serão também exibidos ainda esse ano em nossa sala de projeção.

Pessoal, resolvi começar por A Guerra do Fogo não para dar um viés cronológico ao projeto (realmente não é o caso), mas porque o tema da Pré-História geralmente é trabalhado en-passant na escola, usando-se simplesmente o argumento positivista de não incluso na História propriamente dita. No entanto, sabemos que a maior parte da trajetória humana foi vivenciada nesse período, que é riquíssimo  em assuntos que podem e precisam ser discutidos em sala de aula.

Guerra do Fogo A história do filme é relativamente simples aos olhos do homem moderno, mas se criarmos uma empatia com a saga, ambientando-nos nas dificuldades encontradas pelos personagens, a aventura dos chamados homens das cavernas torna-se irresistível. A luta em busca do fogo (instrumental de poder entre as tribos) leva um grupo de pessoas a entrar em contato com o desconhecido e aprender pela troca de experiências os caminhos da evolução.

Chocante e emocionante, esse filme é uma clara demonstração de como o cinema pode despertar debates acalorados sobre diversos temas. Talvez aqui os mais destacados sejam o da evolução, permeados por certas permanências.  Guerra do fogo III

Alunos do Projeto História e Cinema e demais interessados, espero que após a exibição do filme, comentem o que acharam. E os professores interessados em nosso projeto, contribuam com sugestões.

De antemão, obrigado a todos. E até a próxima!

P.S.: Segue o link do trailer do filme para quem quiser dar uma olhada: