quinta-feira, 6 de maio de 2010

1492 A Conquista do Paraíso

1492 2 Depois do impacto da brilhante realização de Kethryn Bigelow em Guerra ao Terror, o nosso Projeto História e Cinema volta com outra importante produção do cinema americano. Feita convenientemente para coincidir com o aniversário de 500 anos da chegada dos europeus ao continente americano, o filme 1492 A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott, acabou por sofrer duras críticas quando do seu lançamento, inclusive o de fazer apologia do massacre causado às populações ameríndias, também em seu viés etnocida. Uma pena, posto que o filme claramente não tem esse foco, e em certas situações vê-se a preocupação do diretor em chocar o espectador ao mostrar o comportamento selvagem do colonizador.

Como já mencionei em outra oportunidade, o diretor Ridley Scott 1492 4 tem especial predileção por temas históricos, e explora o material de “pesquisa” com grande apuro técnico, mas também levanta questões a serem debatidas, o que nos motivou a escolher alguns de seus filmes para exibir no projeto. Já mostramos e debatemos Cruzada e ainda faremos isso com Gladiador.

O filme 1492 traz no elenco o sempre competente Gerard Depardieu, como Cristóvão Colombo, Armand Assant, como Sanchez e Segourney Weaver, como a rainha Isabel, e mostra os eventos relacionados a disputa entre Espanha e Portugal pelo domínio da expansão comercial oceânica, bem como a viagem de Colombo e os primeiros momentos da colonização da América. 1492 1

Conto com a presença dos alunos do CEJA e demais participantes do Projeto História e Cinema na exibição do filme, que como sempre, será no laboratório de informática da escola. 1492 3Postem o comentário sobre a expectativa para esse filme, e de que maneira vocês vêem esse processo de “descobrimento” e colonização do “novo mundo”.  Até mais!

Assistam ao trailer do filme: