quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quanto vale ou é por quilo?

Pessoal, muito obrigado pela presença de vocês na culminância do tema Consciência Negra. Agradeço as professoras que trabalharam o assunto em suas aulas, a partir do material que nós selecionamos e especialmente aos alunos que compareceram a exibição dos filmes.

Mesmo os debates tendo sido realizados durante as aulas, fiz questão de mencionar as razões de trabalharmos esse tema, onde exploramos a questão do racismo e da participação dos negros na constituição da cultura brasileira, bem como dos outros campos de ação social em que estão inseridos.

negros e brancos 2

Como disse Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Acho que através da educação, do conhecimento da nossa história, podemos construir um futuro em que discussões sobre preconceito racial não faça mais sentido. Mas para isso, é preciso que as pessoas que têm essa consciência ajam, pois como disse Martin Luther King: “o que me assusta é o silêncio dos bons”.

IMAG0230

Bem, no último dia 17 contamos também com a presença do acadêmico de História Tiago, ex-aluno do nosso pré-vestibular e que está pesquisando sobre a relação entre História e Cinema para o seu trabalho de conclusão de curso. Obrigado Valdir, também acadêmico da Urca, curso de Geografia, pelo seu comparecimento mais uma vez. Agradeço também a participação de vocês aqui no blog. Espero que vocês sempre participem do debate.

IMAG0233

Colegas, por falar em debate, convoco todos a continuá-lo a partir dessa postagem, que só estou fazendo para registrar as imagens desse momento especial. Essa convocação estendo a todos da comunidade escolar, pois anseio que este espaço se transforme em uma oportunidade para conversarmos sobre temas fundamentais do universo educacional. Vamos lá!

IMAG0232

IMAG0194 IMAG0196Isso posto, quero avisar que a última sessão desse ano, em dezembro, será com o filme Platoon. Como combinei, o filme que ganhasse a nossa enquete sobre o melhor longa para trabalharmos o conteúdo da Guerra do Vietnã seria exibido no final do ano. Assim, essa extraordinária película dirigida por Oliver Stone fecha com classe nossas atividades em 2010.

platoon 1Para finalizar, quero dizer a todos que a participação do Cine História na Feira Regional de Ciências foi um importante passo na divulgação de nosso projeto. No final do ano vou deixar uma postagem especial sobre esse evento, com muitas fotos e talvez com o vídeo que foi apresentado durante a feira e que resume as atividades do Projeto História e Cinema.

PIC_3052 Aguardo os comentários e até a próxima!