quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os novos tripulantes de nossa viagem pela história através do cinema

Começo essa postagem agradecendo a todos que me ajudaram nessa primeira etapa do Projeto História & Cinema em 2011, onde fizemos a exibição de alguns vídeos produzidos sobre nosso trabalho desde 2009 e da nossa participação na feira de ciências da CREDE 20 em novembro de 2010.DSC00091

Aproveitamos a oportunidade para convidar os alunos das novas turmas do EJA Fundamental e Médio para trilharem conosco essa viagem pela história através do cinema. As turmas das professoras Ruth, DSC04461Margarida, Rita, Cláudia e Lucília compareceram ao laboratório de informática e conversaram conosco sobre o projeto, e além dos vídeos já mencionados, foi exibido também o trailer do filme Platoon, o primeiro em cartaz esse ano. Inclusive, as professoras já estão trabalhando o tema da Guerra do Vietnã em suas aulas.

Agradeço aos alunos colaboradores Tony Antonio dos Santos e José Marcelino da Rocha, que felizmente continuarão a nos ajudar nessa empreita. Não posso esquecer de expressar minha satisfação com a ajuda constante e efetiva do núcleo gestor do CEJA Joaquim Gomes Basílio, sempre atenciosos quando precisamos.  DSC00165

Pessoal, espero que esse ano possamos aprender com as discussões, com os filmes, com os textos com os quais teremos contato, mas acima de tudo, não esqueçamos que nenhuma ferramenta é capaz de produzir qualquer coisa sozinha; somos nós, seres humanos, de posse dessas ferramentas, inventadaDSC00169s por nós, que materializamos nossos desejos. O cinema é um produto da mente humana, que se converte numa ferramenta educacional se dermos a ele um direcionamento nesse sentido, se o utilizarmos para instigar questões, se fizermos corretamente as perguntas necessárias sobre o filme, se o entendermos como um retrato da sociedade que o produziu.  

Assistir a um filme na escola não pode ser igual a assistir a um filme em casa, não deve ter apenas um caráter recreativo. Ele não é mais ou menos importante que o livro, o caderno, a cadeira ou a régua. Ele é um recurso, um poderoso instrumento de reprodução de idéias, e de instigâncias. É preciso inseri-lo conscientemente no ambiente escolar.

Veja abaixo os vídeos que foram exibidos para os alunos.