quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conhecendo a História das “Nossas” Coisas

desmatamento 1

H das coisas 1

Quero nessa postagem fazer um importante registro a respeito de um trabalho que contou com a participação do CineHistória no CEJA Joaquim Gomes Basílio nesse primeiro semeste.

Durante a Quaresma, as professoras da EJA fundamental e Médio trabalharam com seus alunos o tema da Campanha da Fraternidade, que teve como tema Fraternidade e Vida no Planeta e como lema o trecho bíblico “a criação geme em dores de parto”. Pois bem, coincidentemente, nós professores do CEJA concluímos recentemente um curso sobre Mudanças Climáticas, coordenado pela Fundação Demócrito Rocha, o que possibilitou o uso de um rico material de apoio pelo corpo docente. Trabalho esse que contou com o apoio dos professores da sala de multimeios Fátima Araújo e Júnior Laurintino, que ministraram uma palestra sobre o assunto.

Bem, o tema da Campanha da Fraternidade discutiu, entre outras coisas, aAquecimento global 1quecimento global e sustentabilidade, tão necessários e urgentes. Estimuladoconsumismo 3s por esses debates, nós do Projeto História e Cinema, em parceria com a sala de multimeios e demais professores do CEJA, exibimos o curta-metragem A História das Coisas, que nos fez mergulhar contundentemente numa verdade chocante: estamos acabando com os recursos naturais.

E por quê? A resposta é: porque somos consumistas. E por que somos assim? O que nos faz tão desejosos do ato de consumir? Por que consumir nos faz sentir melhores, mais cidadãos? 

Essas foram questões debatidas durante as aulas e no momento da exibição do curta-metragem. Posterior a exibição, as professoras discutiram em sala o tema do consumismo com base no texto A liberdade e o consumo, de Cláudio de Moura e Castro, publicado em VEJA em 08 de agosto de 2001.

Sinceramente, acho estimulante as discussões do tema, pois é um problema que vai certamente nortear o destino histórico nas próximas décadas.

Aquecimento global 2

Assistam abaixo a integra do curta-metragem