cine950.png

cine950.png
Blog dedicado a divulgação do Projeto História e Cinema, que discute o cinema como ferramenta pedagógica no trabalho com a disciplina História.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cinema e Educação: debatendo o 11 de setembro

DSC00829

DSC00833 

Pessoal, quero de antemão agradecer a ajuda de todos durante o último mês, em que trabalhamos o tema 10 anos do 11 de setembro. Professores, núcleos gestores, secretários e alunos, enfim, obrigado a todos que contribuíram para que pudéssemos refletir sobre esse importante fato histórico. Agradeço também ao pessoal que comentou aqui no blog. Valeu! Bem, façamos então um resumo das nossas atividades em torno das projeções e debates que realizamos.

No dia 20 de setembro iniciamos nosso trabalho na Escola Afonso Tavares de Luna. Exibimos uma série de vídeos e curta-metragens abordando o 11 de setembro, incluindo os dois primeiros blocos do Jornal Nacional que foi ao ar exatamente na data dos acontecimentos. Minha idéia foi proporcionar a eles um pouco da sensação que tivemos na época, posto que são alunos do ensino fundamental e tinham pouca idade no momento dos ataques. Claro que aproveitamos para discutir  à respeito do papel da mídia na cobertura do evento naquele dia. Essa preocupação com a discussão do papel da imprensa acabou por nos fazer adiar um pouco a data dos debates, que poderiam ter acontecido na semana dos 10 anos do episódio, mas preferimos nos afastar da turbulência e aproveitarmos para conversar também sobre o tratamento dado aos atentados nas reportagens especiais vinvuladas uma década depois.

Vejam abaixo imagens do debate com os alunos do 7° ano A da Escola Afonso Tavares de Luna, Brejo Santo, CE.

DSC00807 DSC00811 DSC00796 DSC00814 DSC00815

Fiquei muito satisfeito com o nível do debate, pois são pré-adolescentes ainda. Contribuiu para isso o seguinte fato: eu havia passado para eles a programação da TV na semana em que o mundo iria lembrar os 10 anos dos ataques, e pedi para que eles assistissem, na medida do possível, alguns daqueles programas. Dessa forma, eles possuíriam um conhecimentos preliminar do evento. As opiniões variaram bastante, o que deve se repetir nos textos que eles estão escrevendo e que posteriormente publicaremos aqui no blog.

Mais uma vez realizamos um trabalho interdisciplinar. Com a ajuda da professora Lula e do professor George Lunardele, envolvemos outras áreas de conhecimento e demos uma maior dinâmica ao trabalho. Lula, durante as aulas de Português ajudou os alunos a produzir uma redação sobre os vídeos assistidos, realizando posteriormente uma oficina para socialização das opiniões. Em suas aulas de inglês traduziu com eles a letra da música Imagine, de John Lennon, que foi a trilha sonora de um dos vídeos. E estimulados por toda a discussão que foi feita, a professora desafiou os alunos a traduzirem um texto em inglês que abordava o 11 de setembro.

Fotos da oficina de Inglês (professora Lula com os alunos do 7º Ano):

DSC00851 DSC00845 DSC00847 DSC00842

Abaixo o texto que foi traduzido pelos alunos na oficina de inglês:

         The September 11 attacks (often referred to as September 11th or 9/11) were a series of coordinated suicide attacks by al-Qaeda upon the United States on September 11, 2001. On that morning, 19 al-Qaeda terrorists hijacked four commercial passenger jet airliners. The hijackers intentionally crashed two of the airliners into the Twin Towers of the World Trade Center in New York City, killing everyone on board and many others working in the buildings. Both buildings collapsed within two hours, destroying nearby buildings and damaging others. The hijackers crashed a third airliner into the Pentagon in Arlington, Virginia, just outside Washington, D.C. The fourth plane crashed into a field near Shanksville in rural Pennsylvania after some of its passengers and flight crew attempted to retake control of the plane, which the hijackers had redirected toward Washington, D.C. There were no survivors from any of the flights.

Nas aulas de arte, fiz uma contextualização do disco Imagine, e explanei um pouco sobre a importância de seu criador, John Lennon, para a música popular mundial. Ressaltei o caráter contestador do compositor e de sua obra, com ênfase em seu viés pacifista, tão significativo para nós ainda hoje. 

lennon 2 

Para finalizar as atividades no Afonso, o professor de Informática, George Lunardele, levou os alunos para o laboratório e realizou a aula de digitação, onde os estudantes digitaram sua opinião sobre os episódios do 11 de setembro. Como já falei, esses textos serão postados aqui em breve.

DSC00838 DSC00840 DSC00841

No Centro de Educações de Jovens e Adultos Joaquim Gomes Basílio, nossa sessão de cinema aconteceu três dias depois, em 23 de setembro. Novamente, contamos com a presença das professoras que trabalharam com os alunos o tema proposto. Além delas, quero mais uma vez agradecer a presença dos nossos alunos colaboradores Tony Antônio dos Santos e José Marcelino da Rocha, o poeta Zé Santana.

DSC00827

DSC00825

DSC00822

Quero ressaltar a presença dos colegas Wellen e Victor, alunos do Projeto E-jovem, sediado no CEJA, que foram responsáveis pela repaginada no blog. Gostaram do novo banner que fica acima da postagem, foi o Wellen que desehou. Valeu, pessoal!

DSC00832

Bem, chegamos ao final de mais uma etapa do nosso projeto, mas não das discussões sobre o tema. Realmente esse marco histórico ainda será muito discutido pelos historiadores, certamente aparecerão novas opiniões, quem sabe revelações que poderão reverter o rumo da “verdade”. Enquanto isso, convido a todos para continuarem essa discussão aqui no blog.