terça-feira, 19 de julho de 2011

Domingo Sangrento

filme 1 filme 2 filme 3

Realizamos a primeira sessão do CineHistória na Escola Afonso Tavares de Luna. O filme escolhido foi Domingo Sangrento, do Diretor Paul Greengrass. A exibição consistiu na culminância das discussões em torno da Reforma Protestante e Contrarreforma Católica, bem como dos problemas decorrentes dos conflitos de cunho religioso na Irlanda do Norte. mapa

O Domingo Sangrento é o termo utilizado para descrever um massacre em Derry, Irlanda do Norte, no qual foram mortos 14 manifestantes e 26 ficaram feridos, ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, quando o 1° Batalhão do Regimento de paraquedistas do exército britânico dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte.

Das quatorze vitimas mortas, seis eram menores de idade, e um que foi ferido e que faleceu meses depois do incidente. Todas as vitimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas. Os manifestantes protestavam contra a política do governo irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitas de atos terroristas. Essa política era dirigida contra o Exército Republicano Irlandês, o IRA, uma organização clandestina que luta pela separação da Irlanda do Norte da Grã-bretanha e posterior união com a República da Irlanda.

DS 5foto dos mortos 

Após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um número enorme de jovens voluntários, dando força ainda maior a esse grupo guerrilheiro. Em memória daquele dia, foi feita a canção Sunday Bloody Sunday! em 1983, pela banda irlandesa U2.

Duas investigações foram realizadas pelo Governo britânico. O Widgery Tribunal, realizada no rescaldo do evento, livrou em grande parte os soldados britânicos e as autoridades da responsabilidade, mas foi criticado por muitos como um "branqueamento" do incidente, incluindo o antigo chefe de equipe de Tony Blair, Jonathan Powell.

cartaz O filme é um exemplo perfeito do que os historiadores que pesquisam sobre a relação cinema-história chamam de filme histórico. A película não se atém a nenhum floreio ficcional, não há experimentação narrativa, nem muito menos espetacularização de nenhuma maneira. A preocupação é com o fato histórico, sua reconstituição.DS 2 Intercalando cenas que mostram um lado e outro do conflito, o espectador é direcionado desde o primeiro minuto, e quase em tempo real, a dramática situação dos que viveram in loco todo o evento. Assistir ao Domingo Sangrento, dirigido por Paul Greengrass em 2001 é realmente guardar na memória o significado contundente do ambiente político e social da Irlanda do Norte no início da década de 70. 

Durante nosso trabalho, ao longo do mês de junho contei com a colaboração dos professores Lunardele e Lula, sem os quais o Projeto História e Cinema não se efetuaria da maneira que desejo. A partir desse tema, a professora Lula, durante as aulas de Português, ajudará os alunos a produzirem os textos sobre os filmes exibidos, incluindo os comentários que serão postados aqui brevemente. Assim, o cinema será um estímulo para a elaboração e produção textual; já o professor Lunardele em suas aulas de Informática, ajudará os alunos a digitarem as suas opiniões antes da postagem no blog. Ganhamos, enfim, um caráter, interdisciplinar, como sempre desejei.

Dessa vez e sempre que o tema nos permitir, a professora Lula também nos ajudará com a disciplina Inglês. Lula trabalhou com os alunos do sétimo ano a música Sunday Bloody Sunday, do U2, que como citei acima, trata dos terríveis episódios expostos no filme. A música foi reproduzida em sala e os alunos, juntos com a professora fizeram a tradução da letra.Vejam algumas imagens desse momento. Os alunos, para minha surpresa, contaram a música ao final da apresentação do filme, junto aos créditos finais.

DSC00275 DSC00272 DSC00269

Pessoal, obrigado a todos. Nosso trabalho é coletivo. Espero contar sempre com a ajuda de vocês, até a próxima! Abaixo algumas fotos do dia da exibição do filme Domingo Sangrento:

DSC00252DSC00283DSC00286   DSC00285 DSC00297 DSC00296 

Abaixo assistam ao trailer do filme e a banda U2 executando a música Sunday Bloody Sunday (com letra em português).