domingo, 7 de março de 2010

A Guerra do Fogo

Meus caros colegas do Projeto História e Cinema, estamos recomGuerra do Fogo capaeçando nossas atividades neste mês de março. Como primeiro filme de 2010 teremos o monumental A Guerra do Fogo (Quest for Fire, 1981), dirigido por Jean-Jacques Annaud, mesmo diretor de O Nome da Rosa e Círculo de Fogo. Quem conhece o diretor sabe que ele tem especial apreço por temas da História e os retrata sempre de maneira tensa. Os dois filmes que citei serão também exibidos ainda esse ano em nossa sala de projeção.

Pessoal, resolvi começar por A Guerra do Fogo não para dar um viés cronológico ao projeto (realmente não é o caso), mas porque o tema da Pré-História geralmente é trabalhado en-passant na escola, usando-se simplesmente o argumento positivista de não incluso na História propriamente dita. No entanto, sabemos que a maior parte da trajetória humana foi vivenciada nesse período, que é riquíssimo  em assuntos que podem e precisam ser discutidos em sala de aula.

Guerra do Fogo A história do filme é relativamente simples aos olhos do homem moderno, mas se criarmos uma empatia com a saga, ambientando-nos nas dificuldades encontradas pelos personagens, a aventura dos chamados homens das cavernas torna-se irresistível. A luta em busca do fogo (instrumental de poder entre as tribos) leva um grupo de pessoas a entrar em contato com o desconhecido e aprender pela troca de experiências os caminhos da evolução.

Chocante e emocionante, esse filme é uma clara demonstração de como o cinema pode despertar debates acalorados sobre diversos temas. Talvez aqui os mais destacados sejam o da evolução, permeados por certas permanências.  Guerra do fogo III

Alunos do Projeto História e Cinema e demais interessados, espero que após a exibição do filme, comentem o que acharam. E os professores interessados em nosso projeto, contribuam com sugestões.

De antemão, obrigado a todos. E até a próxima!

P.S.: Segue o link do trailer do filme para quem quiser dar uma olhada:

4 comentários:

  1. Estamos iniciando a volta do cine história, de inicio estava marcado platon, que até cliquei nele como sugestão para assitir, mas a viagem na história abre o leque na origem, isso depois que assiti o link do triler do filme pude vê como a era do fogo teve seu inicio, e a evolução gradual da existência na terra, é de relevante valor histórico, o professor Josemar realmente é um pedagogo de origem, sua dedicação ao cine história como já disse tem meu aval, estudar DVD, apontar soluções sempre foi a minha vital ótica na educação, comento não porque sou forçado a comentar, mas porque tenho um longa vivência cinematográfica, sou um apaixando pela arte, cinema e teatro, tanto é que tenho mais de 50 peças teatrais. Vejo o cine de vários ângulos até pela sensiblidade do autor, na encarnação do personagem, que o empenho do cargo-ator, vale o quilate da obra. O cine história em fase progressiva é bem mais educativa, é por aí, que começamos mudar e transformar a educação, aprendizagem e análise, são painés da dinâmica educação, Abraços, Josemar, Josmey e toda equipe CEJA, ZS>>>

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé Santana. Agradeço mais uma participação sua. Mas me permito fazer uma correção. O filme Platoon não estava marcado para a ser a abertura do cinehistória no ano 2010. Apenas em uma conversa eu manifestei essa possibilidade, mas em nenhum momento fiz a divulgação disso. Preferi, depois de pensar melhor, começar com A Guerra do Fogo. Continue particiando, pois seus comentários são muito importantes. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Tudo que se passa no cine história é de suma importância e de um nível de alto alcance, conversamos sobre platoon, porque deseja conhecer melhor e aprofundar mais de perto esse documentário cinematpgráfico, afinal, conhecer a nível de mundo e no tocante aos paises evoluidos suas guerras e conflitos muito me enteressa. Eu parabenizo porque o cine história alargadou mais meu conhecimento, pois não só assito os filmes, mas procuro comprar e estudar minosiosamente, toda trajetória, ensinamentos, comportamentos, sensibilidade, e encarnar dos personagens, vejo o filme por muitos ângulos, por isso sou comentarista, também se fosse escritor e poeta e diante da beleza da apresentação cinematográfica não atestasse suas qualidades e efeitos, então, não estava acompanhando o painel do mundo. Pra mim o cinema ainda é a maior arte, então, caros estudantes valorizam essa ferramenta educacioanl, tente comentar, pois quando se comente se conhece seu QI, OK?

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem,sou José ValdiR Estrela Dantas,recente universitário de geografia da URCA, e tenho tamanho prazer de fazer parte do projeto cine história, tenho a plena convicção de que tal projeto me auxiliou na conquista desse feito, por isso sou um admirador do extraordinario trabalho do professor josemar, pois não adiantaria de nada se o mesmo só passasse o filme, mais o melhor de tudo é que depois do filme josemar e nós alunos "travamos uma ferrenha batalha"de comentários e criticas que nos proporciona um excelente conhecimento.Falando um pouco da Guerra do Fogo esse brilhante filme pois percebemos uma dificuldade de ensino da pré-história,mas graças a professores que gostam de renovar sua metodologia de ensino proporciona a nós alunos maior discernimento,pois é uma maravilhosa idea mesclar cinema e história,pois o filme trata de uma das maiores descobertas que foi o fogo e áte hoje disfrutamos desta extraordinaria tecnologia valeu a todos e áte a próxima, bons estudos e fique com o SOBERANO.

    ResponderExcluir