quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Nessa semana o CineHistória apresenta o filme O que é isso companheiro? que tem como argumento o livro homônimo de Fernando Gabeira, contando o extraordinário evento do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, durante a Ditadura Militar no Brasil. Após o AI-5, o famoso golpe dentro do golpe, os militares arrocham o regime e a perseguição aos "comunistas" se acentua, efetivando a tortura como prática sistemática e gerando revolta em parte da sociedade mais consciente do problema. Muitos jovens partiram para a luta armada. Entre eles, estava um grupo de jovens que tiveram uma idéia original: sequestrar o embaixador dos Estados Unidos para fazer com que a imprensa tivesse que divulgar o fato, além de conseguir a liberdação de alguns companheiros que estavam sendo torturados nos calabouços da ditadura.
O filme foi dirigido por Bruno Barreto e conta com um elenco muito bom: Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Alan Arkin, Selton Melo, Pedro Cardoso, Matheus Nachtergaele, Nelson Dantas, entre outros. A película foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.
Bom pessoal, o que vocês acham desse filme como instrumento de discussão do conteúdo da Ditadura Militar no Brasil? Vocês que participam do projeto, o que acharam do filme?
Aguardo os comentários.

Um comentário:

  1. Josemar de Medeiros Cruz, estruturar e orgnizar um blog não é para qualquer um, selecionar filmes, muito mais difícil, só pessoas de bom gosto também conhecedora como nós, que somos da terra da infância gloriosa dos talentos artisticos que nos veio o legado cultural da nossa cidade. Devemos muito ao cinema ALVORADA e o CINE PAROQUIAL, Benoni e Padre Dermival, fez crianças sonharem em fazer o mesmo brincando de cantor como : ELVIS PRESILEY E JONH LENNON, foi o que mais gostei de fazer e fazer.Acompanhar história cinematográfica você passou para mim, filmes que despertaram um novo olhar e com meus olhos de raio-X vi, o mundo, a história, a guerra, a sociedade oprimida, os deslizes dos governantes; a tela pra nós foi falante e denunciante. Cine História, é um presente aos estudantes, pena que a maioria só pensam em brincar, namorar demais e fazer coisas errados e no ENEM 70% não atingiram metas, ou melhor ficaram mais pobres, pois o povo mais pobre do mundo são os que não estudam, nem levam a séria o social e conflitos internos e externos do nosso planeta, que pena! Pra onde vai a juventude que não acompanha a história e os direitos sociais e os abalos do mundo? DEPENDÊNCIA, palavra com letra maiúscula, porque são pesos para os pais e dão prejuizo a nação.Cine História está ai! Porque fugir, vamos assistir. Abraços todo o CEJA equipe de pé, não edeucação que é.

    ResponderExcluir