terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bem vindos ao CineHistória

Sou professor de História do Centro de Educação de Jovens e Adultos Joaquim Gomes Basílio, na cidade de Brejo Santo, e cinéfilo nas horas vagas, que infelizmente não são muitas. Para unir essas duas paixões, montei um projeto chamado História e Cinema, onde debatemos o conteúdo da disciplina História a partir da exibição de filmes que abordem os temas explorados nos livros didáticos.

O objetivo desse blog é ser mais um canal de debates. Após a exibição dos filmes, sempre as sextas-feiras à noite, fica aberto esse espaço para os participantes do projeto opinarem sobre o filme, bem como sugerirem outros temas e películas. Sei que ele vai ser um instrumento valioso nesse sentido.


Por que cinema e história?


Num momento em que se discute a inserção de novas tecnologias na educação, volta a pauta um tema bastante debatido e agora um pouco adormecido: a utilização do cinema como fonte de pesquisa para o historiador. Acho premente que discutamos também a utilização do cinema dentro da sala de aula, como fator gerador de uma nova dinâmica interdisciplinar.

Um filme jamais substituirá uma aula, mas pode, inegavelmente, contribuir para que o corpo discente desperte um interesse especial pelo tema apresentado por ele, e isso quase sempre acontece se: o filme for bem escolhido, houver um trabalho de preparação para assisti-lo e os alunos estarem ambientados com a proposta metodológica que envolve sua projeção.

Um filme jamais dará cabo de todas as principais questões que envolve um fato histórico. O próprio tempo de projeção impede isso. Nenhum filme dará cabo de todos os eventos importantes da II Guerra Mundial, ou da Revolução Russa ou mesmo da Revolta da Vacina. Ele apresentará uma versão recortada do acontecido. No entanto, o filme não deve ser visto como um instrumental completo, algo, como foi dito anteriormente, capaz de substituir a aula. Nenhuma ferramenta pedagógica se presta a esse fim. Talvez esse seja o ponto nevrálgico da discussão.

A projeção de um filme de guerra, um documentário, um drama de época ou um épico bíblico deve ter como finalidade a proposição de um elemento complementar, um meio de permitir ao aluno acesso ao recorte visual que a sociedade produziu sobre determinado tema, mas também proporcionar ao alunado uma reflexão em torno do fato, ou de como ele foi reconstruído visualmente. Nesse sentido, o filme não é necessariamente melhor ou pior que o livro.

Assistir um filme como Tempos Modernos não permitirá ao aluno conhecer a história da Revolução Industrial, suas fases, seus personagens, seus críticos, etc., mas acarretará uma problematização em torno das novas condições de trabalho do homem moderno, a sua própria coisificação e a produção em série de um novo homem. Num filme como Platoon, perceber como os Estados Unidos da América se relacionam com a Guerra do Vietnã, que eles nunca superaram emocionalmente. Ou, para citar mais um exemplo, o Resgate do Soldado Ryan, em que se pode explorar a violência dos conflitos militares.

Assim sendo, a proposta desse Projeto História e Cinema é basicamente proporcionar a partir da exibição de filmes com temáticas históricas, uma reflexão em torno dos eventos tratados na película, mas também tentar perceber como o recorte cinematográfico permite um entendimento da própria relação do homem com a história, posto que o cinema é uma forma de perpetuar uma determinada visão do passado.


Em breve, estarei postando um pequeno resumo dos eventos ligados ao Projeto História e Cinema acontecidos até aqui, assim como futuras datas de exibição. Espero a participação de todos aqueles que se interessam por História e Cinema. Até mais!

3 comentários:

  1. Sou aluno desse projeto cinema história, aqui no Ceja
    Joaquim Gomes Basílio, e também amigo da escola, apoio esse excelente trabalho dinâmico na pedagogia aplicada, numa sexta-feira é o filme, ou melhor, DVD, na outra o TD sobre o assunto e comentário com seriado de interpretações e polêmicas criadas sobre o tema-filme. Os alunos fazem parte do Cursinho pré-vestibular, aqui mesmo no nosso querido CEJA.Veja que a utlização do DVD é um avanço educacional de primeira linha, falei isso no meu blog. O mundo avança a tecnologia tem que acompanhar, é claro, somente professores dinâmicos e criativos pode fazer o projeto valer, pois é necessário a explanação e o senso critico do aluno despertar, e nosso professor Josemar faz isso muito bem e estou no auxílio dependendo do conhecimento do filme.Esse blog é de suam importância, apoio e desejo que os comentários se alarguem em cima dos filmes e dos TD, um abraço do poetaZS>>> Valeu!!!

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  2. Ola tudo bem,sou José ValdiR Estrela Dantas,recente universitário de geografia da URCA, e tenho tamanho prazer de fazer parte do projeto cine história, tenho a plena convicção de que tal projeto me auxiliou na conquista desse feito, por isso sou um admirador do extraordinario trabalho do professor josemar, pois não adiantaria de nada se o mesmo só passasse o filme, mais o melhor de tudo é que depois do filme josemar e nós alunos "travamos uma ferrenha batalha"de comentários e criticas que nos proporciona um excelente conhecimento.Falando um pouco da Guerra do Fogo esse brilhante filme pois percebemos uma dificuldade de ensino da pré-história,mas graças a professores que gostam de renovar sua metodologia de ensino proporciona a nós alunos maior discernimento,pois e uma maravilhosa idea mesclar cinema e história,pois o filme trata de uma das maiores descobertas que foi o fogo e áte hoje disfrutamos desta extraordinaria tecnologia valeu a todos e áte a próxima, bons estudos e fique com o SOBERANO.

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  3. Olá pessoal!Sou Miguel Patricio Aguiar Filho, sou estudante do pré-vest do CEJA-Joaquim Gomes Básilio. Venho a dizer que o projeto cinema e História vem a nos propor uma grande aprendizagem com uma forma interativa; com filmes atualizados e a com grande qualidade de som e imagem e com matériais e explicações que facilitam os nossos conhecimentos.

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