sábado, 31 de dezembro de 2011

História Local no Cinema

Urubu 1 Na última postagem desse ano, quero fazer menção a duas atividades especiais que não foram relatadas aqui no blog, mas que eu não poderia deixar passar, pois foi uma honra podermos abrir espaço para elas.

Apesar de não estarem tão diretamente relacionadas ao foco do nosso trabalho, a relação entre História e Cinema, não poderíamos desperdiçar a oportunidade de divulgar através de nossa sala de cinema dois projetos realizados por alunos da escola e colaboradores do CineHistória. Estamos falando do trabalho do nosso companheiro Tony Antônio dos Santos, que abrange história, memória e preservação ambiental, e dos alunos do curso E-jovem, que capitaneados por Vitor e Wellen, realizaram um filme sobre o bullying. Bem, vamos a um pequeno resumo dessas atividades:

Felizmente, repercute cada vez mais o trabalho do pesquisador e ambientalista Tony Antônio dos Santos. Denominada popularmente de face de Cristo, a imagem de um rosto humano na formação rochosa conhecida como Pedra do Urubu deu a Tony notoriedade e gerou curiosidade social. Não obstante, ao mesmo tempo em que populariza seu trabalho, esconde um pouco a amplitude de suas atividades, que seguramente não se restringe a curiosa visão da face.

urubu 2 O CEJA Joaquim Gomes Basílio tem a felicidade de contar com Tony no seu corpo discente, e sempre com seu apoio, como por exemplo, nas atividades do Projeto História e Cinema, onde atua como aluno colaborador.

Desta feita, a escola não poderia desperdiçar a oportunidade de, como instituição educacional que visa também valorizar e divulgar a cultura e a preservação dos valores a ela relacionados, convidar o aluno Tony a ministrar uma palestra sobre o seu projeto, bem como a repercussão que o mesmo vem ganhando na região do Cariri e no Estado do Ceará.

Assim sendo, no dia 15 de setembro de 2011, nas dependências da instituição escolar supra-citada, Tony Antônio dos Santos proferiu a palestra intitulada Face da Pedra do Urubu. Foram convidados todos os alunos presentes na escola no turno da noite, bem como professores e demais funcionários.

A diretora Maria do Carmo Pinheiro Leite fez a abertura do evento chamando a atenção para a importância do trabalho de Tony, assim como a valorização que a comunidade escolar precisa dar a ele.

IMAG0020

Após a fala da gestora, Tony abre a palestra mostrando um banner com uma fotografia da “face de Cristo”. Nesse primeiro momento ele discorreu sobre o “nascimento” do nome Face de Cristo, e apontou no banner algumas curiosidades da “face”, como por exemplo, uma mancha que lembra uma lágrima caindo.

IMAG0027

No segundo momento, Tony exibiu uma reportagem feita pela TV Diário sobre o seu trabalho, com depoimentos de pessoas ligadas a cultura em Brejo Santo, enaltecendo seu esforço e suas conquistas.

Logo depois, Tony falou sobre algumas dessas conquistas, tais como o selo da Face de Cristo e o cartão postal da mesma imagem, ambos pioneiros no nosso município, pois não havia nenhuma imagem de Brejo Santo homenageada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Brasil. O cartão postal da face também é o primeiro do gênero na cidade.

IMAG0028

Mas o que ganhou especial destaque foi o museu da Pedra do Urubu. Tony explicou que em sua própria residência foi montado um centro de preservação das memórias relacionadas a Pedra do Urubu e da comunidade do Alto da Bela Vista.

Foi explicado também que o projeto visa a preservação ambiental daquela localidade, berço da cidade de Brejo Santo. Esta é uma luta constante de Tony, posto que o mesmo, além de ativista, é funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

IMAG0032 Ao final, exibimos uma entrevista concedida por Tony a TV Diário, e mostrada no programa Som da Viola, onde ele fala sobre como a comunidade do Alto da Bela Vista, antigamente chamado de Serrote, vem sendo revitalizada. Nessa entrevista concedida ao apresentador e poeta Geraldo Amâncio, Tony fez um rápido apanhado da evolução do seu projeto.

Ao final agradecemos a Tony pela relevante palestra e ouvimos dele a disposição para outras atividades necessárias a comunidade escolar.

SAM_0191

Trabalhar com recursos audiovisuais é um desafio prazeroso, pois é sensível a carência de todos por metodologias mais atrativas e dinâmicas, que envolvam os alunos, que de alguma forma se insira no contexto da transposição didática, mas num sentido mais amplo. Bem, nas dependências do CEJA Joaquim Gomes Basílio, funcionou em 2011 uma turma de segunda etapa do programa E-jovem, destinado aos jovens que terminaram o Ensino Médio e estão em busca de capacitação profissional na área de informática.

Bem, numa das últimas disciplinas do curso os alunos trabalharam com edição de vídeo e foi proposto que eles produzissem um filme para que pudessem exercitar os recursos do programa que estavam aprendendo a manusear. A ideia deles foi realizar um filme sobre um dos temas mais dramáticos num ambiente escolar, o bullying, que infelizmente se agrava a cada ano.

Após o processo de filmagem e edição, marcamos uma data para que no espaço do nosso CineHistória, pudéssemos exibir o filme para os alunos do CEJA. Foi um momento ímpar. Pela primeira vez em nossa instituição escolar, exibimos um vídeo produzido por nosso próprios alunos. E diga-se de passagem, ficou espetacular. Era nítida a surpresa positiva de todos diante do filme, realizado apenas com o recurso de vídeo de uma máquina fotográfica digital, e contando com os próprios colegas como atores. Wellen e Vítor criativamente produziram uma história contundente e didática sobre o bullying. Esperamos que outras instituições escolares venham a se utilizar desse vídeo no futuro.

SAM_0163Além da exibição do filme, a coordenadora Leda apresentou um slide sobre o Bullying e os alunos/cineastas Wellen e Vitor também expressaram seu ponto de vista sobre o problema, além de terem contado um pouco sobre a história da produção do filme. Contamos também com a presença da Diretora Geral Maria do Carmo, que fez a abertura do evento e do poeta Zé Santana, que contribuiu para o debate mais uma vez.

SAM_0180  SAM_0169 SAM_0172 Pessoal, essa foi a última postagem de 2011. Feliz ano novo para todos vocês. Obrigado pela contribuição. Espero continuar contando com vosso apoio. Até mais!

Vejam abaixo o filme Bullying Extremo.

3 comentários:

  1. Olá caríssimos, tudo bem? Movido pelo prazer de compartilhar o que faz sentido nos dias que correm, Constantemente acesso a página do blog cineHistória e me debruço sobre suas postagens carregadas de uma capacidade pedagógica ilimitada sempre a serviço da boa educação, prova de que 2011 foi um sucesso educacional e 2012 já chegou recheado de conteúdos relevantes para a educação de um modo geral. Quando falo educação de um modo geral não me refiro ao uso restrito da história e até o cinema propriamente. Aqui o cinema é uma ferramenta semeadora do conhecimento.
    Quando ainda não tinha uma relação de maior aproximação com o cinema, confesso que não sabia o quão importante era essa ferramenta. No projeto cineHistoria é abordado temáticas de diferentes escalas, de nível local até global, exemplo da ultima postagem, intitulada de: “História local no cinema”. Onde a história, cultura, e educação ambiental formam uma trivialidade significativa para a história local do nosso município. Outra temática retratada, o bullying, que não é problema recente e que a cada dia infelizmente ganha proporções alarmantes em nossa sociedade.
    Sem duvida, 2011 foi um ano muitíssimo proveitoso, e tenho a plena convicção de que 2012 também será. Que em 2012 possamos dar continuidade a esse projeto que sempre acreditei.

    DESEJO A TODOS UM ANO REPLETO DE REALIZAÇÕES.

    VALDIR ESTRELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir:

      Compartilho com sua opinião sobre o cinema como ferramenta importantíssima para o processo ensino-aprendizagem no dia a dia da sala de aula. Contamos com sua participação no blog.

      Leda Coord. Pedagógica do CEJA

      Excluir
  2. Professor josemar, já compartilhei o blog no facebook, espero que isso rende uns bons acessos. Até mais.

    VALDIR ESTRELA.

    ResponderExcluir