terça-feira, 19 de julho de 2011

Domingo Sangrento

filme 1 filme 2 filme 3

Realizamos a primeira sessão do CineHistória na Escola Afonso Tavares de Luna. O filme escolhido foi Domingo Sangrento, do Diretor Paul Greengrass. A exibição consistiu na culminância das discussões em torno da Reforma Protestante e Contrarreforma Católica, bem como dos problemas decorrentes dos conflitos de cunho religioso na Irlanda do Norte. mapa

O Domingo Sangrento é o termo utilizado para descrever um massacre em Derry, Irlanda do Norte, no qual foram mortos 14 manifestantes e 26 ficaram feridos, ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, quando o 1° Batalhão do Regimento de paraquedistas do exército britânico dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo da Irlanda do Norte.

Das quatorze vitimas mortas, seis eram menores de idade, e um que foi ferido e que faleceu meses depois do incidente. Todas as vitimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas. Os manifestantes protestavam contra a política do governo irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitas de atos terroristas. Essa política era dirigida contra o Exército Republicano Irlandês, o IRA, uma organização clandestina que luta pela separação da Irlanda do Norte da Grã-bretanha e posterior união com a República da Irlanda.

DS 5foto dos mortos 

Após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um número enorme de jovens voluntários, dando força ainda maior a esse grupo guerrilheiro. Em memória daquele dia, foi feita a canção Sunday Bloody Sunday! em 1983, pela banda irlandesa U2.

Duas investigações foram realizadas pelo Governo britânico. O Widgery Tribunal, realizada no rescaldo do evento, livrou em grande parte os soldados britânicos e as autoridades da responsabilidade, mas foi criticado por muitos como um "branqueamento" do incidente, incluindo o antigo chefe de equipe de Tony Blair, Jonathan Powell.

cartaz O filme é um exemplo perfeito do que os historiadores que pesquisam sobre a relação cinema-história chamam de filme histórico. A película não se atém a nenhum floreio ficcional, não há experimentação narrativa, nem muito menos espetacularização de nenhuma maneira. A preocupação é com o fato histórico, sua reconstituição.DS 2 Intercalando cenas que mostram um lado e outro do conflito, o espectador é direcionado desde o primeiro minuto, e quase em tempo real, a dramática situação dos que viveram in loco todo o evento. Assistir ao Domingo Sangrento, dirigido por Paul Greengrass em 2001 é realmente guardar na memória o significado contundente do ambiente político e social da Irlanda do Norte no início da década de 70. 

Durante nosso trabalho, ao longo do mês de junho contei com a colaboração dos professores Lunardele e Lula, sem os quais o Projeto História e Cinema não se efetuaria da maneira que desejo. A partir desse tema, a professora Lula, durante as aulas de Português, ajudará os alunos a produzirem os textos sobre os filmes exibidos, incluindo os comentários que serão postados aqui brevemente. Assim, o cinema será um estímulo para a elaboração e produção textual; já o professor Lunardele em suas aulas de Informática, ajudará os alunos a digitarem as suas opiniões antes da postagem no blog. Ganhamos, enfim, um caráter, interdisciplinar, como sempre desejei.

Dessa vez e sempre que o tema nos permitir, a professora Lula também nos ajudará com a disciplina Inglês. Lula trabalhou com os alunos do sétimo ano a música Sunday Bloody Sunday, do U2, que como citei acima, trata dos terríveis episódios expostos no filme. A música foi reproduzida em sala e os alunos, juntos com a professora fizeram a tradução da letra.Vejam algumas imagens desse momento. Os alunos, para minha surpresa, contaram a música ao final da apresentação do filme, junto aos créditos finais.

DSC00275 DSC00272 DSC00269

Pessoal, obrigado a todos. Nosso trabalho é coletivo. Espero contar sempre com a ajuda de vocês, até a próxima! Abaixo algumas fotos do dia da exibição do filme Domingo Sangrento:

DSC00252DSC00283DSC00286   DSC00285 DSC00297 DSC00296 

Abaixo assistam ao trailer do filme e a banda U2 executando a música Sunday Bloody Sunday (com letra em português).

 

31 comentários:

  1. Josemar - Você teve mais uma idéia brilhante, colocar o cine história na comunidade da TIMBAÚBA na nossa querida SERRA.
    Eu, Zé Santana, mais uma vez acompanhei aqueles adolescentes e aqueles jovens tão geniais. Vi de perto algo, novo, novíssimo na educação, pessoas tão novas que ainda eram pra terem o SENSO COMUM, já têm o SENSO CRÍTICO. Vê-los de canetas e papéis nas mãos e ter oportunidade de no final do filme olhar algusn comentários, encheu meu EGO de sabor de festa, abriu-se em mim a cavidade do prazer, e dejei a cada aluno dar-lhe um forte abraço. A ESCOLA AFONSO TAVARES LUNA, é a melhor escola de ensino fundamental do município de Brejo Santo, ela é realmente a escola mil.
    Quanto ao Filme DOMINGO SANGRENTO, aquele passeiata entre CATÓLICOS E PROTESTANTES, foi um coisa terrível um movimento de paz e de lutas, torna-se em chacina, e a juventude a pagar todo o peso da agressão, e no fechamento do filme o mais vergonhoso, quem matou tornou-se vítimas e ainda premiados pelo cupula do governo.
    DOMINGO SANGRENTO, é um super produção, para ser mais avaliada e mais estudadas por todo esudante que quer ultrapassar seu conhecimento além fronteiras.
    Essa luta entre CATÓLICOS E PROTESTANTES, vão fazer sempre parte da história, e nos dias de hoje os evangélicos esdtão avançando mais que os católicos, pelo acolhimento e respeito aos membros de sua igraja, qualquer tempo os evangélicos ultrapasaram os CATÓLICOS, isso é uma proficícia, fazer o que? Apenas não os atirar pedras, mas recolhê-las, e orar por todos, e pensar em ecumenismo, como queria o maior Santo da Igraja católica, JOÃO PAULO II.

    My embrece for Scholl, AFONSO TAVARES LUNA,(SERRA), Piedro e Josemar e toda equip.
    ZS >>> O Cavalheiro do Azul...
    In BrejO Santo-Ce. Brazil.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do filme, porque me ajudou a compreender o estudo do assunto. Eu também gostei muito porque ficou mais marcado na minha memória foi por causa das imagens, é um filme muito violento, mas é interessante por causa que sabemos porque ele é violento. Eu achei muito errada a atitude do exército pois era pra ser somente uma passeata pelos direitos civis, se não tivesse
    atirado balas de verdade seria só isso, mas acabou em tragédia, muita gente morta esse foi o domingo sangrento.

    ANDREINA SEVERO FIGUEIREDO 7º A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  3. FOI MUITO IMPORTANTE ASSISTIR O FILME PORQUE COM AS IMAGENS VOCÊ ENTENDE O QUE ESTÁ VENDO E OUVINDO PORQUE COM A LEITURA VOCÊ ESTÁ LENDO E NO FILME VOCÊ OLHA ENTENDE O QUE ESTA PASSANDO NA TELA E É MUITO LEGAL.
    O FILME FOI MUITO IMPORTANTE PORQUE NÓS VIMOS AS IMAGENS SUPER INTERESSANTES VÁRIOS ADOLESCENTES JOGANDO PEDRA NOS POLICIAIS, PESSOAS CHORANDO DESESPERADAS A PROCURA DOS FILHOS, FOI MUITO INTERESSANTE .
    MINHA OPINIÃO SOBRE O FILME É QUE FOI MUITO IMPORTANTE. OS ALUNOS TEREM ESTA OPORTUNIDADE DE ASSISTIR O FILME DOMINGO SANGRENTO FOI MUITO BOM.

    JAINA FIGUEREDO CRUZ 7·º ANO A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  4. EU GOSTEI DO FILME POR QUE OS CRISTÃOS QUERIAM FAZER UMA PASSEATA E OS SALDADOS NÃO QUERIAM DEIXAR PORQUE OS POLÍTICOS QUERIAM QUE ELES FIZESSEM E OS SALDADOS ATIRARAM NOS CRISTÃOS E FERIRAM MUITAS PESSOAS COM BALAS DE VERDADE E MUITAS PESSOAS MESMO SABENDO QUE O EXERCITO INGLÊS ERA MUITO FORTE, BRIGARAM POR O SEU PAÍS .

    BRENO FELIPE 7º ANO A
    ESCOLA AFONSO TAVARES DE LUNA

    ResponderExcluir
  5. Então o que eu achei do filme foi bacana ter oportunidade de assistir um filme onde está relacionado muitas partes da vida de Domingo Sangrento isso me fez pensar como a vida foi sofredora daquelas pessoas. O que mais me marcou mais foi a passeata aonde tirou vidas de pessoas e criança inocentes, pra mim foi legal gostei realmente e entendi que ajudar pessoas inocentes vai fazer melhor para você e a sociedade pois entendi também que aquelas lutas que eu vi fazia parte da violência religiosa.

    Maria Silvana da Silva Souza 7º ano “A” manhã
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o filme muito bom porque ele me fez entender melhor o livro, fez memorizar melhor o que eu já tinha estudado e ver que os soldados agiam com muita violência. Gostei muito do filme porque ele retrata um acontecimento histórico …
    Davids Amaro 7º ano A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  7. EU VI UM MONTE DE GENTE CORRENDO PELA ESTRADA. QUANDO OS HOMENS CHEGARAM ATIRANDO. MATARAM CRIANÇAS; IDOSOS E OUTRAS
    PESSOAS. EU QUERIA QUE AQUELES HOMEM NÃO MATASSEM TANTAS PESSOAS E NEM CRIANÇA E NEM DESTRUÍSSEM AS CIDADES COM BOMBAS A PARTE QUE EU MAIS GOSTEI FOI AQUELA QUE O HOMEM CHAMOU AS PESSOAS PARA FAZER UMA PASSEATA. QUEM ESTAVA CERTO ERA O DEPUTADO E QUEM ESTA ERADO ERA OS HOMENS QUE ATIRARAM.

    ELINARIA DA COSTA SANTOS A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  8. EU GOSTEI MUITO DO FILME PORQUE FALA DE UMA POLÍTICA QUE ACABA EM GUERRA QUANDO COMEÇOU TODO O POVO SAIRAM CORRENDO POR CAUSA DAS BOMBAS QUE O POVO ESTAVA CORRENDO COM MEDO DOS TIROS O POVO ESTAVA TODOS COMEDO DAS BALAS DE BORRACHAS MUITAS PESSOAS MORRERAM. NÃO SEI POR QUE AS PESSOAS BRIGAM TANTO SÓ POR CAUSA DA RELIGIÃO.

    EMANUEL BENTO DE LUCENA 7º ANO A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  9. O filme Domingo Sangrento é um bom filme e também é bem organizado. O filme se trata de brigas, tem relação com a reforma protestante, que estudamos durante as aulas. Os irlandeses resolveram fazer uma passeata para que os ingleses fossem embora mas isto não deu certo e os ingleses começaram a atirar contra os irlandeses. Os soldados ingleses fizeram muito bem o seu trabalho, mas os irlandeses não desistiam continuaram lutando mesmo sabendo que os ingleses eram muito fortes. Quando tudo acabou muitas pessoas morreram.

    Felipe Fabrício 7 ano A
    Escola Afonso Tavares de Luna

    ResponderExcluir
  10. O NOME DOMINGO SANGRENTO FOI CRIADO POR CAUSA QUE A GUERRA FOI NO DOMINGO, E COMO TINHA MORRIDO MUITA GENTE O PESSOAL ENSANGUENTADO, E DERAM ESSE NOME DOMINGO SANGRENTO. EU GOSTEI MUITO DO FILME APESAR DELE SER UM POUCO VIOLENTO, MAIS PRA MIM FOI MUITO IMPORTANTE PORQUE O DOMINGO SANGRENTO FOI UMA LIÇÃO DE VIDA, PARA TODOS QUE ASSISTIRAM O FILME.

    FRANCISCA FERNANDA VICENTE DA SILVA

    ResponderExcluir
  11. DOMINGO SANGRENTO FALA SOBRE MUITA MORTES. ESSE FILME RETRATA A GUERAS DOS POLICIAS CONTRA AS PESSOAS. OS MILITARES COMEÇARAM A ATIRAR BALAS DE BORRACHA E OS POLÍTICOS ATIRANDO PEDRAS COM UM TEMPO DEPOIS TINHAM MUITAS PESSOAS MORTAS, EU GOSTEI MUITO DESSE FILME. EU GOSTARIA DE ASSISTIR NOVAMENTE EU ESPERO QUE OS MEUS COLEGAS TENHAM GOSTADOS DO FILME

    FRANCISCO EZEQUIEL ANDRADE DA SILVA 7 º ANO A

    ResponderExcluir
  12. EU GOSTEI DO FILME POR QUE ME FEZ SE LEMBRAR DAS COISAS RUINS QUE ESTUDEI SOBRE O DOMINGO SANGRENTO.

    FRANCISCA HELY 7º ANO A

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito do filme. Ele é muito interessante. Eu gostei também dos personagens e nós vimos várias coisas importantes que me chamou atenção e também não dava para me ficar só olhando eu tinha que escrever alguma coisa relacionada ao filme ele é muito interessante. O primeiro filme que eu assistir que deu vontade de assistir novamente . Este filme é massa de mais. Foi bom o evento , eu queria ler ele novamente o assunto. Foi incrível esse filme.

    Franciele Freitas Martins 7 º ano “ A” manhã

    ResponderExcluir
  14. Importante na nossa aula ter filme porque é um hábito de leitura visual. O filme foi importante porque me chamou a atenção e ficou mais fácil porque eu aprendi mais sobre história do Domingo Sangrento, cenas muito aterrorizantes porque muitas pessoas morreram .

    Geovani Alves Dantas, 7° Ano A

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei do filme porque fala sobre um evento em que as pessoas queriam ter seus direitos civis. Mas os soldados proibiram as passeatas até segunda ordem, então os soldados ficaram em pontos estratégicos para enfrentar as pessoas da passeata. Eu achei muito interessante, pois as pessoas enfrentaram os soldados e eles começaram a atirar balas de borracha e gás lacrimogênio. Enfim foi importante a gente assistir esse filme, pois isso nos ajudará a compreender melhor o estudo desse acontecimento e todas essas imagens ficarão guardadas na nossa mente.
    Jadson Levi Santos de Oliveira
    7º ano A

    ResponderExcluir
  16. No filme chamado de Domingo Sangrento pra mim o exército agiu muito errado fazendo quase uma guerra, sem necessidade.

    Francisco Janiel 7 º ano A

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito do filme mais teve umas partes que eu não gostei a parte que eu não gostei foi a parte que os soldados atacarm para parar a passeata e os soldados matam muitas pessoas.

    José Fernando Valdivino de Almeida 7 ano A.

    ResponderExcluir
  18. Eu achei o filme bom e muito importante porque tem várias cenas, mas são muitas violentas
    e também que o exercito agiu errado e ficou atirando bala de verdade e muitas pessoas morreram. Foi importante também a parte que o primo do homem morreu e outro que ficou vivo ficou jogando pedras no exercito e também o exercito ficou atirando neles nos homem que estavam jogando PEDRAS .

    JOSÉ JOSENILSON SIQUEIRA LIMA 7º ANO A

    ResponderExcluir
  19. Tudo começa com exército chegado na cidade e impedindo uma manifestação e acaba gerando uma verdadeira guerra. Uma pena que essas coisas aconteçam.

    Cicero Marcos Coelho dos Santos, 7ºano A

    ResponderExcluir
  20. Eu não gostei das primeiras cenas, mas já no meio do filme era muito interessante. O filme foi válido para o estudo da História por que a gente não se lembra só da leitura, a gente vendo o filme ficamos alerta e quando ver uma pessoa falando do filme Domingo Sangrento, a gente se çembra do assunto que estudou.

    MARIA JANILDA 7 º ANO A

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei do filme ele me fez acender o desejo de assenti novamente outro filme que fale desse assnto. O filme foi muito importante eu gostei porque fala como aconteceu o evento que estudamos.

    Maria Laiane de Oliveira Lima 7 º ano

    ResponderExcluir
  22. O FILME É ESPETACULAR PORQUE FALA SOBRE O QUE ESTUDAMOS.

    MICHEL AMARO RODRIGUES [7 ANO A]

    ResponderExcluir
  23. EU ENTENDI QUE O FILME RETRATA UM FATO QUE ABALOU O MUNDO, MAS PARA MIM OS SOLDADOS FORAM MUITO INGRATOS, PORQUE ELES FORAM MUITO VIOLENTOS COM OS PROTESTANTES, PORQUE ELES SÓ ACHAVAM QUE ESTAVAM
    FAZENDO O QUE ELES ACHAVAM CERTO. O CONFRONTO ENTRE OS PROTESTANTES FOI UMA GRANDE TRAGÉDIA.

    RODRIGO SEVERO FIGUEIREDO 7º ANO A

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei do filme Domingo Sangrento porque os cristãos queriam fazer uma passeata mais os soldados não queriam deixar, fecharam algumas ruas por causa da passeata mais as pessoas começaram a jogar pedras nos soldados daí começou a guerra. Os soldados mataram muitas pessoas elas tinham entre 17 e 40 anos e o exército chamou os soldados, mais eles disseram que foram os cristãos que começaram os guerras mais eles não fizeram a coisa certa porque foram eles que começaram a guerra, mas com tudo isso eles ficaram como heróis com toda mentira todas as pessoas acreditaram neles, na opinião não achei a coisa certa..

    Simone Gomes Inácio 7º ano A

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei do filme porque me fez pensar sobre a realidade de muitas pessoas. Sobre as brigas por causa da religião.

    Vanusa Severo da Silva 7º Ano A

    ResponderExcluir
  26. Pessol, muito obrigado pelos comentários de vocês. Tinha certeza que não erraria ao escolher a turma do 7° A para iniciarmos o projeto História e Cinema na Escola Afonso Tavares de Luna. Continuem se empenhando. Aguardo os comentários de vocês sobre as projeções do tema 11 de setembro.

    ResponderExcluir
  27. Karen Maria Gomes da Silva15 de dezembro de 2011 às 05:54

    Eu gostei muito nos fomos bem recebidos no ceja. pois nesses videos eu pude aprender que todas as pessoas são iguais e nunca devemos descriminar as pessoas pela sua cor e ssim pelo seu carater porque as aparencias enganam .Quero agradecer toda a equipe do ceja que recebeu agente muito bem.

    ResponderExcluir
  28. Luiz Kaiquy Gomes Alves15 de dezembro de 2011 às 06:01

    A parte que eu achei mais interessante foi quando a negrinha olhava para fora de casa e via as crianças bricando com armas de brinquedo,quando ela passava,os meninos corriam para cima dela apontando a arma.E um dia ela resolveu levar o xadrez la para fora.Quando as criaças viram ela com o xadrez,todos foram olhar,e ela ensinou todos a jogar.no outro dia ninguém via mais as crianças brincando com armas,era so jogando xadrez.
    Foi muito interessante, por que fala do prenconceito racial que faz a genta aprender a não criticar os negros.
    Luiz Kaiquy Gomes Alves.
    Escola João Teles de Carvalho.
    9ª Ano "A" Manhã

    ResponderExcluir
  29. Franscico Alison Rodrigues dos Santos15 de dezembro de 2011 às 06:05

    NA minha opinião o racismo e outros tipoos de preconceito é burrice vamos tentar acabar com o preconceito no Brasil,Mas não Só no Brasil em outros paises do mundo.Nós temos que saber que Os Negros São como outra pessoa Que vive no Mundo.o profesor recebeu agente muito bem agradecemos ou ceja e a toda equipe .

    Francisco Alison Rodrigues dos Santos
    Escola João Teles de Carvalho
    9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  30. Ana Karla Soares Couto15 de dezembro de 2011 às 09:56

    o filme que mais gostei foi o xadrez das cores, e a parte mais interesante dele foi quando a mulher morena ensina as crianças a jogarem xadrez e eles deixam de brincar brincadeiras perigosas com resolveres e passam a bricar com brincadeiras sadias.esse filme retrata todo o preconceito, de forma bem clara.eu gostei do ceja,pois é um local muito bom para estudar.gostei também de como fomos recebidos pelo pessoal de lá.e o professor josemar é muito legal,recebeu bem os alunos e fez um bom trabalho cada filme que passava ele esplicava.
    Ana Karla Soares Couto
    Escola João Teles de Carvalho
    9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  31. Lizandra Ângelo de Souza15 de dezembro de 2011 às 10:12

    o fime que mais me chamou atenção foi o xadrez das cores.A parte que mais gostei foi aquela em que a velha pede dois comprimidos a empregada dizendo que está com muita dor,e a empregada preocupada com a saúde dela não realiza seu pedido.este filme,dentre outros que assistimos,mostra o preconceito que muitos negros sofrem em vários locais.Gostei muito de como fomos recebidos pelo pessoal que faz parte do ceja.O professor Josemar,retrata muito bem a questão do preconceito racial, através do seu projeto.

    Lizandra Ângelo de Souza
    Escola João Teles de Carvalho
    9º ano"A"

    ResponderExcluir