quinta-feira, 30 de junho de 2011

Apresentação do Projeto História e Cinema no Afonso Tavares de Luna

DSC00322DSC00301

O nosso Projeto História e Cinema subiu mais um degrau, e com passos firmes e seguros vamos, gradativamente, concretizando nossos anseios, cumprindo a nossa agenda para esses primeiros anos. Em setembro de 2009, demos início as nossas atividades com as turmas do pré-vestibular do CEJA Joaquim Gomes Basílio. No decorrer daquele ano escolhemos filmes indicados por algumas universidade em seus guias para vestibulandos. Após a exibição dos filmes, realizávamos debates e aplicavámos simulados com questões referentes ao tema exposto no filme.

Em 2010, começamos a trabalhar com as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para isso, contei com a colaboração muito importante das professoras Ruth e Margarida, que realizavam as discussões dos temas que precediam as exibições. A partir desse ano também fiz a escolha de dois alunos para me auxiliarem como colaboradores do CineHistória, Tony Antonio dos Santos e José Marcelino da Rocha (Zé Santana), a quem eu muito agradeço, e que ainda permanecem comigo. No final de 2010, em novembro para ser mais preciso, o projeto História e Cinema representou o CEJA na feira regional de ciências, que se mostrou uma ótima oportunidade de divulgação de nosso trabalho.

Chegamos a 2011. Ampliamos o número de salas que participam efetivamente das exibições. As turmas das professoras Cláudia e Lucília juntaram-se as turmas das professoras Ruth e Margarida nessa viagem pela história através do cinema. Cresceu, portanto, o número de alunos diretamente envolvidos com o CineHistória.

Muito bem, chegamos então ao assunto principal desta postagem. O projeto História e Cinema ganhou um novo espaço, a Escola Afonso Tavares de Luna, na zona rural de Brejo Santo. Nessa instituição escolar que abrange desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental, e veiculada a secretaria municipal de educação de Brejo Santo, leciono em 2011 nas salas do 6º ano A e B e no 7º ano A no turno da manhã e realizarei as atividades do Projeto História e Cinema apenas no sétimo ano nessa primeira etapa. Prefiro seguir a experiência de sucesso no CEJA Joaquim Gomes Basílio e galgar passos lentos, para que construamos uma base sólida num primeiro momento. Aos poucos iremos ampliar o número de alunos participantes.

Bem, no Afonso Tavares de Luna, o projeto História e Cinema acontecerá de um modo um pouco diferente do CEJA, pois sou o professor titular das salas, então os filmes escolhidos não seguirão um planejamento mensal de temas, pois poderei exibir os filmes sobre os assuntos que estarei trabalhando com os livros didáticos. Após a exibição do primeiro filme, farei uma postagem registrando os passos dados até o dia da projeção e posterior debate. Por enquanto, quero apenas mencionar que cumprimos uma importante etapa no processo de desenvolvimento do CineHistória no Afonso: a apresentação do projeto para os alunos.

DSC00261

A apresentação, que gosto de chamar de convite, aconteceu no dia 30 de maio e contou com a presença da coordenadora pedagógica, a professora Adriana Florêncio dos Santos. Os alunos foram extremamente receptivos, faço questão de ressaltar. Basicamente, falamos sobre a importância do cinema como recurso pedagógico, principalmente nas aulas de História. Apresentei também vídeos mostrando os eventos do CineHistória no CEJA, fiz a apresentação do blog e de nossa comunidade no Orkut. Aproveitei a oportunidade para falar um pouco também sobre os dois primeiros filmes que iremos exibir no Afonso. Bem, acho que foi tudo bem proveitoso.

DSC00251

DSC00254

DSC00257

DSC00258

DSC00263

Na ocasião escolhemos os dois alunos que serão os colaboradores do Projeto: Andreina e Levi. Com certeza, darão conta das responsabilidades. Pessoal, até a próxima. Resta a nós agora continuarmos efetivando nossos anseios. Se vocês, leitores, alunos, professores colaboradores, enfim todos vocês, seguirem me dando forças, conseguiremos com certeza.

DSC00265

DSC00266  

Segue uma relação do quadro de funcionários do Afonso Tavares de Luna, pois sinto que todos, direta ou indiretamente são companheiros do nosso projeto.

Diretor Geral: Pedro Pereira Neto

DSC00276

Diretora Adjunta: Cícera Maria de Oliveira

Coordenadora Pedagógica: Adriana Frorencio dos Santos

Professores

Antonio Eduardo P de Sousa

Carlos André Inácio Cavalcante (Carlinhos)

Cícera Irlane Tavares

Cícera Jucielda dos Santos (Euda)

Cícera Maria dos Santos

Francisca Leite de Moura (Solange)

Francisca Leni de Figueiredo

Francisco José do Nascimento (Ygor)

George Lunardeli Silva Machado

Hadson Lima Alves (Disson)

Josemar de Medeiros Cruz

Juscilene Alves de Moura (Juci)

Leandro da Silva Muniz

Lúcia Otília do Nascimento

Luís Carlos dos Santos (Carlinhos)

Maria Alves Tavares (Lula)

Maria Lúcia Machado Silva

Maria Rosilane R Silva

Tereza Cristina dos Santos Genuíno

DSC00304

Secretárias:

Cícera Leite Sampaio

Cícero Tiburtino de Luna

Daniele Guerrilde Roberto do Nascimento

Francisca Alves de Moura (Neta)

Francisca Lucena Tavares

DSC00278

Bibliotecária

Maria Rejane de Figueiredo

DSC00134

Auxiliares de Serviços Gerais

Cícera Pereira Saraiva (Silvana)

Francisca Luci Leite de Luna

Francisca Monteiro da Silva

Maria Aparecida Ferreira de Sousa (Cida)

Maria Girlane Barros da Silva (Lane)

Maria Isaura de Sousa

Maria Socorro Salviano Medeiros

Marlene Alves de Moura (Lila)

Socorro Santos da Silva

 

Auxiliar de Nutrição:

Cícera Adelaide Salviano Medeiros

Domingas Coelhos Mendes da Silva

Francisca Alves de Moura (Neide)

Maria Gessiane da Conceição

Maria Silvana dos Santos

Maria Zizi dos Santos

DSC00279

Vigia: Francisco Adailton Landim

Porteiro: Antonio Edson da Silva

DSC00299

5 comentários:

  1. Sou muito suspeita para fazer um comentário acerca da iniciativa de trabalhar um projeto como esse com os alunos, já que que o trabalho é encabeçado por meu esposo, mas, não poderia deixar de parabenizá-lo pela iniciativa. Desejo muito sucesso na execução do projeto na escola Afonso Tavares de Luna e desde já parabenizo os seus alunos pela opotunidade de participar de um trabalho que, com certeza, vai ajudá-los a fazer uma ponte entre os fatos históricos e a relidade contextualizada nos filmes exibidos através de um recurso áudio-visual tão interessante quanto é a arte do cinema. Sem contar que terão a oportunidade de interdisciplinarmente ampliar os conhecimentos de outros conteúdos envolvidos. Parabéns e sucesso em mais essa jornada.
    Professora Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Já postei um comentário e como sempre se perdeu no meio do caminho. Postando novamente:

    A Escola Afonso Tavares está de parabéns por ter abraçado
    o projeto História e Cinema, coordenado pelo Professor Josemar. O mesmo fez uma bela retrospectiva das ações realizadas no Ceja Joaquim Gomes Basílio, envolvendo os alunos do Pré-Vest e os da EJA. É motivo de orgulho esse Projeto ter iniciado na nossa escola e já tem dado bons frutos como por exemplo ser extendido para outra Unidade de Ensino. Os alunos e os Professores do Afonso terão uma grande oportunidade de vivenciar uma excelente ferramenta pedagógica para aguçar o interesse e a curiosidade dos mesmos e enriquecer de forma significativa a aprendizagem e o senso crítico de todos.

    Maria Socorro A.P. Moura - Coord.Escolar do CEJA

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em esta colaborando com esse trabalho que é acima de tudo uma forma de nossos alunos do Afonso Taveres de Luna expressar o que realmente sentem em cada documentário que esses tem o privilégio de ver.Sei que isso vem para enriquecer essas pequenas mentes que seram formadores de opinão no futuro pois, sei que todos tem um sonho a realizar. Parabens profº Josemar desejo muito sucesso para todos...
    George lunardelly S. Machado - Educador do Afonso Tavares de Luna.

    ResponderExcluir
  4. Conheço pouco sobre a esse trabalho mais da pra perceber que muito interessante, parabens! A todos que compoi esse trabalho pois foi um grande avanço dentro da uma escola do municipio saudo o grande profº josemar pelo bonito blog e meu fico feliz em ver meu grande amigo participando... ISSO FAZ A EDUCAÇÃO CRESCER.Sao essas iniciativas.

    Cabo Duvale - batalhao Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Ah fico muito feliz pela escola... com certeza os alunos irão ganhar mais conhecimento com esse projeto parabéns a equipe do Afonso.! saudades da escola :))

    ResponderExcluir