quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma noite especial no Cinehistória

Ontem o Projeto História e Cinema viveu uma noite especial. Acima das expectativas, eu diria. Estamos todos felizes por termos efetivamente participado de algo que fez sentido para todos nós, que nos engrandeceu pessoal e profissionalmente. As exibições e os debates que se seguiram a eles ontem nos deram um norte, certamente; um paradigma que talvez nos indique um caminho a seguir.

O trabalho com curtas-metragens nos favoreceu sem dúvida alguma, pois pudemos intercalar os debates com as projeções dos filmes. Mas o essencial foi a qualidade dos debates, pois contamos com pessoas interessados e com algo a dizer. Agradeço a todos, alunos do pré-vestibular e das turmas da professora Ruth e Margarida. Obrigado aos alunos coordenadores do projeto Zé Santana e Tony mais uma vez. Espero contar sempre com vocês.

Colagem 01

Bem, para aqueles que não leram a última postagem, exibimos nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, os curtas-metragens Vida Maria, Ilha das Flores e Um pouco mais um pouco menos, e com base neles discutimos a desigualdade social no Brasil, apoiados também em alguns textos previamente selecionados sobre o tema, apresentando dados estatísticos que demonstram a extrema injustiça social no qual o Brasil está mergulhado.

Colagem 02

Como esperávamos, a discussão atingiu o foco nevrálgico da questão. Entendemos, de maneira geral, que a educação é o caminho mais viável para consertarmos essa distorção social, construída historicamente. Mas esse é um desafio gigantesco, em que a sociedade civil organizada precisa estar empenhada de corpo e alma, sem partidarismo, sectarismos ideológicos ou coisas do gênero. É possível, e países como a Coréia do Sul nos mostram isso. Mas também e verdade que o Brasil precisa encontrar o seu próprio caminho.

No final dos debates, foi exibido o vídeo produzido para a feira regional de ciências em novembro, uma espécie de resumo daquilo que aconteceu até agora no projeto, além da explanação básica de sua proposta pedagógica e ações. Pela reação ao final, acho que conseguimos apreender bem o espírito do Cinehistória.

dsc03324

Pessoal, muito obrigado pela participação de vocês. Não farei aqui um resumo do que foi discutido em cada projeção, pois prefiro que essa discussão continue através do blog. Postem os comentários. Aqueles que não falaram durante os debates ontem à noite, escrevam agora suas opiniões no blog. O que acharam dos filmes? Gostaram mais de qual? Por quê? E aqueles que explicitaram as suas opiniões, continuem a emiti-las no blog. Espero que possamos continuar o debate, que foi tão instigante. Vamos lá!!!

2 comentários:

  1. Josemar - o que vimos ontem e que comentei após a exibição sobre desigualdade social, ainda foi muito pouco, a apresntação foi polêmica pode ser tema de redação e explanação na SALAS DE AULA, o cine história abre uma nova fase, que pena, só existe um cine história em BREJO SANTO-CE na escola CEJA JOAQUIM GOMES, lá JOSEMAR desempenha sua função, com meu auxilio, poeta Zé santana e agora com Tony e as professoras extraordinárias RUTH e MARGARIDA, nosso aval é para levar adiante a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, com respeito e podrão de quem não quer enrolar o aluno, copiando, copiando, mas em slaid e show de conhecimento, despertando e promovensdo alunos para o futuro, direção, UNIVERSDIDADES, eu sou aluno do CEJA e AMIGO DA ESCOLA, só entro na minha hora! E Josemar acredita e aposto no conhecimento a maior moeda do mundo, que passa pela EDUCAÇÃO, ferramenta que vencer pobresa e miséria.
    Josemar as fotos provam o que acontece numa grande escola como CEJA, THE FUTURE IS HERE! Agradecemos as diretoras, MARIA DO CARMO, LEDINHA, JOSMEY, e toda equip Tia LURDES, MARIA DE FATIMA, SHIRLEY e outros excelentes professores e funcionários, como disse em ingleês, THE FUTURE IS HERE! ( O futuro está aqui!).

    Embrace to equip, CEJA, Josemar e direção geral, Poet and writer, ZS >>>

    ResponderExcluir
  2. Valeu Josemar o blog realmente é muito bom e o trabalho então nem se fala!

    Dalvan Sousa

    ResponderExcluir