Em 2012 o Projeto História & Cinema iniciou o seu mais ambicioso trabalho até o momento: debater ao longo de dois anos o tema Mídia, Sociedade e Violência Urbana. Como o assunto é amplo e tínhamos também um lastro de tempo razoável para efetivá-lo, consideramos subdividi-lo em cinco eixos de discussão. Não quero ser repetitivo, pois quem vem acompanhando o blog sabe que em outras postagens eu já apresentei cada um deles, e claro, ao final de cada eixo, posto um resumo dos principais eventos. Bem, chegamos ao final de mais uma etapa. E o objetivo dessa postagem, evidentemente, é apresentar um pouco do que conseguimos desenvolver com os alunos sobre a relação entre a corrupção social, ou seja, a cultura de corrupção que permeia a sociedade brasileira e o aumento da violência.
Como aconteceu com os outros subtemas, iniciamos os trabalhos apresentando aos alunos a proposta do eixo, o que queríamos explorar, o filme que iríamos exibir e a participação deles nesse processo. Sobre a exibição do filme, propomos uma metodologia diferente nesta oportunidade. Mas, voltando ao início dos trabalhos, logo após a apresentação do tema, a professora Elita Cavalcante já deu inicio a sua exploração. Com base nos textos O Estado do mal-estar: corrupção e violência, de autoria de Flávia Schilling e Cafusa: carnaval, futebol, corrupção e violência, escrito por Luiz Flávio Gomes, a professora explorou um ponto essencial de nossa proposta: como cada um de nós contribui para o ambiente corrupto em que vivemos. A ideia era mostrar que os atos de corrupção, constroem a cultura de corrupção, e que esse ambiente em que a prática de atos corruptos é tão comum, cria-se uma rede de dependência entre os seus praticantes, que é claro, quando chega ao aparelhamento do Estado responsável pelo controle e repressão do crime, a sociedade passa a não ter mais a quem recorrer, o que se constitui numa chamada crise sistêmica, um caos social por assim dizer, em que, como numa bola de neve, caso não encontre um obstáculo pelo caminho, poderá destruir tudo. Quero ressaltar também o uso de um material que foi importante para o nosso projeto: um caderno pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro chamado Cinema para Todos, edição Tropa de Elite 2. Esse material nos possibilitou uma nova gama de questões, inclusive interdisciplinares, que não havíamos pensado. Fica aqui o crédito aos elaboradores do material.
É importante refletirmos sobre a corrupção na política partidária mais especificamente, seus tentáculos espalhados pelos órgãos de segurança pública, entre outras coisas. Fizemos isso, relacionando diretamente esses problemas com o aumento da violência, debatendo sobre como os desvios de verbas públicas contribuem para o aumento do desequilíbrio social e a impunidade que estimula o desencadear de novos atos contrários aos interesses públicos.
Procuramos sempre, como também já mencionei aqui no blog, relacionar os eixos trabalhados com o que estamos discutindo no momento. Sendo assim, lembramos que a pobreza em si não gera violência (opinião mais comum entre os alunos), porém, a desigualdade social somada a falta de perspectiva social pode sim, contribuir para um estado de guerra hobbesiano. Aliado a essa questão, trabalhamos no segundo eixo o mal funcionamento do sistema prisional, que sabemos ser um mecanismo que, no Brasil, mas estimula a violência do que a coíbe. Vendo bem as duas situações, enxergamos a corrupção como mola-mestra da engrenagem, já que ela está na essência dos problemas que visualizamos nas duas primeiras discussões.
Não obstante, o nosso foco era outro: de que maneira nós todos contribuímos para que esse sistema corrupto funcione? Somos corruptos quando fazemos o quê? O nosso voto corrompido não gera um sistema político corrupto? Quem compra um cigarro de maconha não está fazendo funcionar o tráfico de drogas? Quando procuramos um político para nos livrar de uma multa de trânsito não estamos alimentando o seu poder sobre nós e sobre o sistema? Ou seja, “pequenos” atos de corrupção somados, não estão, conjuntamente, criando um país corrupto tanto ou mais que os atos daqueles corruptos de colarinho branco a quem geralmente nos dirigimos nas manifestações?
No que se refere a exibição do filme, usamos dessa vez uma nova metodologia. Vou tentar resumir a estratégia adotada. Como era de conhecimento daqueles que acompanham o blog desde o começo do ano passado, escolhemos o filme Tropa de Elite 2 para ilustrar nossas discussões e dá mote para novos questionamentos. Claro, sempre procuramos fazer uma análise da obra em si, discutindo como esteticamente o conteúdo foi explorado pela película, e em que ela nos permite um uso reflexivo das problemáticas que apresenta. Bem, vamos a estratégia.
Resolvemos dessa vez não exibir o filme por inteiro, pois a maioria dos alunos haviam assistido, e por coincidência, um canal aberto de TV o havia exibido duas semanas antes, o que tornou a obra muito conhecida dos discentes. Sendo assim, reuni-me com o professor Adriano, e assistimos novamente ao filme no nosso planejamento semanal, e fizemos uma seleção das cenas que iriam pontuar a discussão. Isso nos permitiu também, amarrar melhor o direcionamento do debate, o que no final, mostrou-se uma alternativa produtiva e instigante. Temíamos pela reação das turmas que estavam acostumadas a ver os filmes inteiros, mas felizmente eles entenderam a proposta e participaram efetivamente do debate. Àqueles que não tinham assistido ao filme inteiro, disponibilizamos o DVD com a obra”.
A etapa seguinte foi a produção textual coordenada pela professora Gorete, que após correção das produções fez uma seleção das ideias mais interessantes para a postagem no blog. Aqui estão os três selecionados:
A corrupção é um tipo de comportamento que está presente em todos os setores da sociedade. Mas costuma ser mais frequente no meio político, quando pessoas eleitas para algum cargo público, prefeito, vereador ou deputado desviam verbas para outros fins.
Por causa da má administração do poder público a violência cresce cada vez mais no cotidiano das cidades brasileiras. A mídia influencia a violência através de reportagens e de jornais que só se preocupam com a audiência.
A corrupção dos policiais é um problema sério pois esses profissionais são pagos para manterem a paz e a ordem nas cidades mas infelizmente existem grupos de policiais que em vez de combater os traficantes de drogas, recebem propina para que as milícias continuem em nossa sociedade.
Uma forma de acabar com toda essa violência é se desde pequenas as crianças do nosso Brasil estudassem em escola que tivessem atividades educativas. Para quando crescerem chegarem a ocupar algum cargo público ou outro qualquer e ter consciência de que não é certo fazer parte de corrupção.
Terezinha Pedrosa Ferreira
Corrupção e violência urbana andam praticamente juntas, pois quando os políticos se vendem em troca de favores e dinheiro e não cumprem com seus deveres e esquecem para que eles foram eleitas, estão se corrompendo.
Assim também são alguns policiais que aceitam dinheiro de traficantes para deixá-los livres e assim dominarem o tráfico e até mesmo a vida das pessoas.
A mídia divulga esses fatos exageradamente e de forma a contribuir para que o aumento dessa corrupção aconteça pois ela só mostra algumas partes, nunca relatam o que realmente acontece só mostra que convêm.
A violência urbana está cada dia mais constante, não nos assustamos mais com a violência de tanto passar diariamente nos jornais e televisão.
Devemos evitar a corrupção em nossas famílias educando nossos filhos para uma vida honesta ensinando a eles o que é certo e o que é errado.
É nosso dever educar os filhos sempre com muito amor e respeito.
Ana Liduina Rodrigues Alves
A corrupção é um dos principais fatores mas não é o único gerador da violência e a mídia ajuda mais ainda propagar isso, pois fica às vezes defendendo o errado, no lugar de denunciar ou fazendo sensacionalismo do que está acontecendo de fato.
Policiais são corrompidos no lugar de dar exemplos recebem propina para deixar os traficantes livres por isso a violência só tem aumentado, quem deve acabar está é ajudando os políticos não todos mas a maioria sabe e deixam acontecer.
Uma das coisas que poderia ser feita para amenizar a violência é denunciar quando alguém está errado, os políticos deixarem de se beneficiar com o narcotráfico, impor leis mais severas para quem for pego recebendo propina, policiais mais capacitados, a mídia ajudando a acabar com isso e todos fazendo a sua parte.
Edjane da Silva Bezerra
Agora em outubro estaremos desenvolvendo os trabalhos do quarto eixo: violência e tráfico de drogas, onde vamos discutir duas questões importantes: a relação entre o aumento da violência e a existência do chamado crime organizado e se a solução para esse problema seria a descriminalização do uso de entorpecentes. Os filmes exibidos serão Notícias de uma guerra particular e Quebrando o Tabu.
Agradeço a contribuição de todos! Até a próxima. Veja aqui o trailer o filme Notícias de uma guerra particular:
Aguardo os comentários.
Olá, amigos do projeto História e Cinema! Atividade realmente ambiciosa, professor Josemar. Mídia, Sociedade e Violência Urbana é uma temática que tem pano para as mangas, mas ficou muito bem dividido através dos cinco eixos. Estou muito contente por ter a oportunidade de estar participando mais proximamente dessa discussão, pois estou realizando o Estágio Supervisionado III no CEJA Joaquim Gomes Basílio, instituição na qual o projeto História e Cinema é concretizado. Explorarei em sala o quarto eixo: Violência e tráfico de drogas, próximo tema a ser abordado. Mas essa postagem discute o terceiro eixo: corrupção e violência que, diga-se de passagem, é oportuníssimo, visto que uma característica negativa e marcante no bojo da sociedade brasileira é a corrupção. Acredito que muitos quando ouvem falar em corrupção logo vem à cabeça os crimes políticos, como, por exemplo, o mensalão, inclusive uma discussão bem atual. A corrupção é também isso, porém, não apenas isso. Creio que não exista escala especifica para a corrupção, tendo em vista que é um fenômeno que se concretiza em vários espaços sociais. Desde uma discussão que possa ganhar notoriedade nacional a um ato que possa passar despercebido. Acredito que o cerne da discussão aqui no blog, como foi explicitado na postagem, é desenvolver uma abordagem reflexiva acerca da corrupção que envolve a politica partidária e mais notadamente, procurar compreender suas ramificações perniciosas que abarcam aparelhos de segurança. Muitas vezes apontam determinados culpados, onde muitas das vezes o problema reside em outro lugar. Em minha opinião, um filme que retrata com maestria essa discussão é Tropa de Elite 2, inclusive filme adotado para a discussão desse eixo.
ResponderExcluirValdir.
Como professora do ensino fundamental I vejo que o tema corrupção e violência já devia ser abordado nas aulas desde esse período, pois acho que os pequenos erros cometidos na infância e mal trabalhados podem gerar futuros cidadãos corruptos e/ou violentos dependendo da realidade vivida pela criança. Professora Sandra.
ExcluirQue ótimo contar com a tua ajuda. Sabemos das dificuldades extras no trabalho com a Educação de Jovens e Adultos, por isso o esforço tem que ser maior ainda. Nesses últimos dois eixos vamos tentar amarrar as discussões que a gente vem fazendo desde o início. Acho que esse é o maior desafio agora.
ResponderExcluirMandar ver Josemar, os bons temas, é com você!!! Didicação total, é o que precisa nessa educação, gente que faz e acontece, os aluos pobres da nossa querida CEJA, merecem!!! e o poeta ZS, agradece, el bielo espaço in movie. I am JOSÉ MARCELINIO DA ROCHA, EL POETA ZÉ SANTANA...Abraços a toda equip, JOSEMAR & CIA, o CINEMA tem CONECIMENTOS, E BONS MOMENTOS, EL POETA, verdades in comments, ok/
ExcluirO CEJA, é um modelo PADRÃO, incomparável na ARTE, CINEMA, é por aí, que se estuda a verdadeira HISTÓRIA, grade CINEHIST´RIA, nosso ilustre EDUCADOR, Josemar de Medeiros Cruz, com que tive a felicidade de trabalhar com aluno COOPERADOR, aprendi muito na ÁREA HISTÓRIA, pela beleza da PROGRAMAÇÂO E PROJETOS. O CEJA, JOAQUIM GOMES BASÍLIO, foi a ÚNICA ESCOLA em BEJO SANTO-CE, que fez PROJETOS, para o ANO INTEIRO, sobre temas que assolam nossa NAÇÃO BRASIL. E qual o tema ? Caro internauta, VIOLÊNCIA, MÍDIA E SOCIEDADES, foi tão valioso, que a PRESIDENTE DILMA, colocou num livro na página 222, o livro de SOCIOLOGIA, que ao pegarmos pra estudar, abrindo páginas eu e JOSEMAR, vimos que o tema está escrito nesse livro, que depois foram dados aos ALUNOS. Eu, o poeta Zé Santana... Tenho no meu CENTRO CULTURAL, THE CENTER CULTURE AND LITERATURA - ZÉ SANTANA, na SEÇÃO, HISTORIA, SOCILIOGIA E FILOSOFIA, porque o CENTRO CULTURAL do poeta, ZS, é em ORDEM PEDAGOGA. E também é PROPRIEDADE PARTICULAR DEL POETA, OK? Então, o tema VIOLÊNCIA URBANA, MÍDIA E SOCIEDADE, vem de encontra, um novo LOOK, UM NOVO EDUCAR. Eu, vejo O CINEHISTORIA, como uma fonte de CONHECIMENTO, E DESPERTAR, como nem um colégio na REGIÃO DO CARRI em termos de DISCIPLINA E CINEMA, o CEJA É MODELO em EDUCAÇÃO, NOVA ORDEM novo PADRÃO!!! Tenho dito e me identifico, I am the POETA ZÉ SANTANA. Encontre-,me too in FACE, RECANTOS DAS LETRAS e algo mais!!! My embrce, TIA LURDES, MARIA DO CARMO, JOSEMAR DE MEDEIROS CRUZ , JOSMEI, CECI, E MARIA DE FÁTIAMA( NA BIBLIOTECA. NOTA 1000!!!, claro dentro do SISTEMA CEJA, CINEMA. EL POETA, ZS!!! YES!!! , BREJO SANTO-CE, BRASIL, in ZONA DO CARIRI-CE.
ResponderExcluirO CINE HISTÓRIA DO CEJA, BREJO SANTO-CE, na Direção MARIA DO CARMO, e EQUIPE, na pessoa do EDUCADOR, JOSEMAR DE MEDEIROS CRUZ, trás o tema de volta, VIOLÊNCIA URBANA, OU MÍDIA, SOCIEDADE E VIOLÊNCIA URBANA, que foi um PROJETO dele e do aluno COOPERADOR, Zé Santana, O CEJA, é uma escola MODELO, ontem eu estive lá, em contatos, DIRETORA, MARIA DO CARMO, JOSMEI, TIA LURDES E JOSEMAR, e vi que a boa do CINE HISTÓRIA continua, claro, com uma abertura e explanação do MASTER EM EDUCAÇÃO, HISTORIA E CINEMA, Josemar, que o comparamos com PIXOTE. Quando o poeta foi COLOBORADOR DO SISTEMA, CINEMA E HISTÓRIA, houve parcerias CORDÉIS E CINEMA, produções e textos questionaram alunos e a escola colocou muitos nas UNIVERSIDADES. Eu fiz o ENSINO MÉDIO, no CEJA, não estou lá a todo hora, mas sempre dou minha "ESPIADINHA", com fala BIAL, da nossa querida REDE GLOBO. Vá ao CEJA, e veja dinamismo, converse e se esclareça, e entre num PADRÃO CULTURAL onde a HISTÓRIA é CINEMA e o CINEMA É HISTÓRIA, mil ( 1000!!!), para o CEJA, o ex- aluno,JOSÉ MARCELINO DA ROCHA, conhecido internacionalmente como, - EL POETA ZÉ SANTANA.. IN THE CENTER CULTURE AND LITERATURE, in BREJO SANTO-CE, BRAZIL. POETA OK/ Não sou do PT, PDT ou PSDB, mas meu abraço pra você!!! ZS, yes!!! ok?
ResponderExcluirEstou na ZONA DO CARIRI, CRATO, JUAZEIRO, BARBALHA E MISSÃO VELHA, mas sempre, sempre, estou em DIVULGAÇÃO e in comments, CINE HISTÓRIA CEJA, um PLANO e um PROJETO, tem sido, vocês do CEJA JOAQUIM GOMES, para o BRASIL e o MUNDO. Estou sempre como BIAL, da nossa querida REDE GLOBO, dano uma " ESPIADINHA", no CINE HISTÓRIA. Um abraço a grande diretora, MARIA DO CARMO, too TIA LURDES, JOSMEY, MARIA DE FÁTIMA and JOSEMAR DE MEDEIROS CRUZ, o CINESTA EDUCADOR, a todo vapor, in CEJA.
ResponderExcluir- EL POETA ZÉ SANTANA... bom final de semana a toda equipe. ZS, yes!!!
A grande culpa de termos violência meio de nós, são somente falta de duas coisas, uma é EDUCAÇÃO ( Claro, com boa vontade e gente de garra e firmeza de PROFESSOR-EDUCADOR, o filme o GRANDE DESAFIO mostrou isso, o ARGUMENTAR o espelho do MESTRE em EDUCAÇÃO).
ResponderExcluirO segundo item é a SEGURANÇA, mas com POLICIAIS na rua, RONDA só alguns e mais a noite. Vamos citar um exemplo errado, tem uma cidade, chamada BREJO SANTO -CE, os policiais podendo estarem no COMÉRCIO, vão lá pra IGREJA, agora fazer o que? o Padre não precisa de segurança nenhuma, muito menos a IGREJA, alí só entra pratinhas, quando entram. Agora em frente aos Bancos, sim mora o perigo e, também no COMÉRCIO, eu tenho dito e me identifico, o certo é certo e o errado é errado, nosso pais estou em baixa em DUCAÇÃO e SEGURANÇA, razões poder politico controlador e dominador de sistema e tudo, não quer que a fila ande nesse país, e ainda culpa Dilma, sendo que são os ditadores do Cariri, que quer erros, e eu ZS, quero acerto, BOA EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, nos locais certo, nunca na IGREJA, nem nosCARRÕES BONITOS rondando, OK? Tenho dito, e assume o postado, ZS, Sim!!! sou eu mesmo, JOSÉ!!!
A nosssa escola CEJA trabalha com bons educadores, sinceridade e verdade, alunos são bem tratados por toda a grade educacional e funcionários, não podemos deixar de falar em 4 (quatro pliastras do CEJA), Josemar de Medeiros Cruz ( Educador e cineasta) é ele quem move o CINE HISTÓRIA, na PRDUCÇÃO cinema e história tive a felicidade de auxiliá-lo e vê a educação andar e despertara alunos e abrirem vagas na Universidade, vamos apontar alunos sucesso nas Universidades vindo da semente, CINE HISTÓRIA, - VALDIR ESTRELA, ADRIANO, JAIR DA MACAVI, TIAGO e três desses citados já estão na grade professor-educador, e um dles JAIR está no COMANDO MILITAR, com bom desempenho, e foi o quarto colocado no vestibular, são tantas vitórias do CEJA, claro, estou falando do CEJA DE BREJO SANTO-CE, os outos pouco conheço, nem prestei nenhum trabalho. Agora no CEJA em Brejo Santo, fui aluno cooperador do cinema eu e Tony do PT ( ALTO DA BELA VISTA). Agora completando as PILASTRA DO CEJA os outros três, JOSMEY, grande educador foi meu professor numa aula de MATEMÁTICA em revisão, minha foi 10 por causa da aula dele. agora vamos em duas mulheres também colunas de sustentação e garra, MARIA DO CARMO, elustre e competente diretora e TIA LURDES, um SECRETÁRIA de peso e medida, profissionais conceituados e bem preparados estão no CEJA, vavmos citá-los novamente seus nomes, JOSEMAR, JOSMEY, MARIA DO CARMO E TIA LURDES, e tem mutos outros e segurança Helosman e Maria de Fátima na BIBLIOTECA, todos são bem recebidos no CEJA, eu JOSÉ MARCELINO DA ROCHA, faço postar com firmeza e autenticidade do que escrevi, e meu psedômio é POETA ZÉ SANTANA.. valeu, CEJA!!! EDUCAÇÃO, CINEMA, ARTE E COMPETÊNCIA, fiquem ciente, a ESCOLA CEJA, é sua !!! Dela usufrua!!! Tenho dito, e escirito, ZS, Yes!!!
ResponderExcluirQuando os governos e educadores cearenses entenderem a grandeza da EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, ARTE E, CINEMA, quando verificarem resultados, verão uma GRADE DE PRODUÇÃO, com uma explanação rico por antecedência, dentro do tama do filme, e a história em detalha, nuca uma aula de um HISTÓRIADOR por chegar ao nível alcançado,em estive lá no CEJA, na riqueza desse aprendizado para novas TECNOLOGIAS de avanço e alcance alunos e diretores apoiadores da melhor educação, CINEMA E HISTÓRIA,palavra de quem esteve lá, e ainda aocmpanho o blog do CEJA, e coloquei em pauta para os educadores da 10 cidades da ZONA DO CARIRI,onde atuo e ainda nem NATAL,RN,as UNIVERSIDADES já me falam que viram o blog e EDUCADOR e eu no meio, palavras que edificam a gente a fazer melhor.
ResponderExcluir- Agora eu, Zé Santana... quero levar as cidades o CNEMA E ARTE,nas áreas, SAÚDE e EDUCAÇÃO, como também o DIREITO E A PSICOLOGIA APLICADA e os PALIATIVOS DECISIVOS E CURATIVOS, vou citar alguns filmes, porque não posso dá nem 10% do que estudo para todos. vamos os filmes alguns claro, -- MÉTODOS PERIGOSOS; - CONSPIRAÇÃO AMERICANA; - O PSICÓLOGO, ( teremos dois na linha, PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA e um na ordem instâncias jurídicas, -DEFESA DE CAUSA e tensão na ação injusta.
- I am the poet, ZS > 2014,La fonte del cinema, se encontrem no CEJA, agrande DIRETORA, - MARIA DO CARMO, JOSMEY, E JOSEMAR DE MEDEIROS CRUZ,em parceria com ilustre ADRIANO E JOSÉ o novo professor, fazem a melhor educação e, eu poeta Zé Santana... acompanho o CEJA aqui no Blog e pequenos momentos de revista e flahs sobre o bom adamento, que a cada dia o CEJA JOAQUIM GOMES BASÍLIO está melhor!!!
- Yo soy el poet, ZS,in ZONA DEL CARIRI-CE, ZONA SUL, I AM HERE!!!