terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Olhando para trás para ver o futuro

IMAG0093

Inicio esta última postagem do ano agradecendo a todos aqueles que colaboraram com as atividades do projeto História e Cinema em 2010. Espero contar com todos vocês em 2011. O CineHistória é um trabalho coletivo e a cada etapa que cumprimos, outras surgem, exigindo de nós todos um redobrado esforço no sentido de contribuir para o ensino de História, razão maior da existência de nosso projeto.

Pessoal, fiquei feliz com o debate sobre a consciência negra aqui no blog. Como já havia dito em outra postagem, o blog do CineHistória estava sendo o calcanhar de Aquiles do nosso projeto, pois as discussões que iniciávamos em sala não continuavam no blog. Parece que os meus apelos, quase súplicas, surtiram efeito. O número de postagens subiu substancialmente e isso me faz crer que em 2011 conseguiremos aumentar ainda mais esse número. Estou montando umas estratégias nesse sentido.

É muito importante que o blog funcione da maneira que esperamos, pois é uma forma de discutirmos o uso do cinema nas aulas de História com outras pessoas, inserindo-as no projeto, pois no espaço da sala de aula não podemos alocar todos. E o mais importante, o espaço aqui do blog nos permite prosseguir uma discussão que começamos na sala de projeção.

Bem, a finalidade dessa postagem é basicamente apresentar uma breve síntese, a título de reflexão, sobre os eventos ligados ao CineHístória em 2010. Os filmes exibidos, os debates realizados, e principalmente, a participação do Projeto História e Cinema na II Feira regional de ciências. Vamos lá então!

Nesse ano, começamos a trabalhar com as turmas da Educação de Jovens e Adultos, que somados aos alunos do prevestibular, compuseram o público alvo das nossas exibições e debates. E para o início dos trabalhos com a EJA, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental. Para isso, contamos com a importante ajuda das professoras Ruth e Margarida. As mesmas se comprometeram a debater com os alunos os temas que seriam depois explorados no momento da projeção dos filmes.

DSC02770 A partir do momento em que o tema do mês era definido, eu entregava o material as professoras, que no momento mais adequado, levavam ao conhecimento dos alunos, e os mesmos chegavam ao dia da projeção com um bom conhecimento daquilo que iríamos discutir, além é claro, das questões levantadas pelo filme mais especificamente. Ao final travávamos o debate. Foi um bom início, sem dúvida alguma. Em 2011, vou convidar mais duas salas para trabalhar comigo, provavelmente duas do EJA médio.

Em relação aos filmes que exibimos e as temáticas trabalhadas, segue um resumo visual:

Filme: A Guerra do Fogo / Tema do Debate: A pré-história

Guerra do FogoFilme: Guerra ao Terror / Tema do Debate: invasão dos Estados Unidos ao Iraque

guerra-ao-terror IIFilme: 1492 / Tema do Debate: A conquista da América

1492 1

Filme: Gladiador / Tema do Debate: política do pão e circo em Roma

gladiator 4Filme: A missão / Tema do Debate: ação da Companhia de Jesus no Brasil (oportunidade em que lançamos o cordel do poeta Zé Santana, Os célebres jesuítas)

A missão  3

Filme: Vida Maria / Tema do Debate: Educação como transformação (ou como permanência)

vidamaria2

Filme: Um pouco mais um pouco menos / Tema do Debate: Desigualdade social no Brasil

umpoucomaisFilme: Ilha das Flores / Tema do Debate: Desigualdade social no Brasil

ilhadasflores2

Filme: Quanto vale ou é por quilo? / Tema do Debate: Dia Nacional da Consciência Negra

quanto vale... foto 03

Como havia prometido desde a última postagem, quero reservar um espaço para falar sobre os eventos da feira de ciências, na qual o Projeto História e Cinema representou o CEJA Joaquim Gomes Basílio, a escola que cedia nossas atividades.

Fomos escolhidos pela coordenação dessa instituição escolar para representá-la na II feira regional de ciências da CREDE 20, em que escolas de 10 cidades estiveram presentes exibindo seus projetos, e em todas as áreas de conhecimento. Ficamos especialmente satisfeitos em saber que em outras duas cidades havia projetos que também usavam o cinema como ferramenta didática.

A exposição dos trabalhos aconteceu no dia 09 de novembro aqui em Brejo Santo, mais precisamente no ginásio de esportes da cidade. O esquema era o tradicional das feiras de ciências, ficando cada projeto com um stand, onde eram exibidos o caderno de campo e o banner com os dados do trabalho. Os alunos colaboradores José Marcelino da Rocha e Tony Antônio dos Santos ficaram no stand o dia inteiro explicando aos visitantes a finalidade, bem como a metodologia do projeto História e Cinema. Foi uma ótima oportunidade para divulgarmos nossa proposta pedagógica.

Como vocês poderão conferir pelas fotos abaixo.

IMAG0039 IMAG0042  IMAG0079PIC_3051 IMAG0083Gente, só um último comentário antes das considerações finais. Não foi possível exibir o filme Platoon como havia prometido. Bem, para quem não lembra, comprometi-me a exibir esse filme para encerrarmos nossas atividades, pois o mesmo havia vencido a enquete sobre o melhor filme para trabalharmos o tema da Guerra do Vietnã. No entanto, devido a um problema elétrico em nossa escola, a força da sala de informática está funcionando em baixa tensão à noite, impossibilitando-nos de ligar os aparelhos. Fica o compromisso de exibirmos o filme no começo do ano letivo de 2011.

Com essa pequena revisão feita, sinceramente acho que evoluímos. Olhando para trás, para meados de 2009, quando iniciamos as atividades do projeto, penso que estamos andando a passos firmes para aquilo que pretendemos. Talvez estejamos, mesmo em doses homeopáticas, contribuindo para um debate importante e positivo no que se refere ao ensino de História. Acreditamos nisso e vamos persistir com nosso trabalho.

Amantes do cinema e da História, Feliz Natal para vocês e um 2011 de saúde, paz e realizações!

IMAG0232