Pessoal, chegamos em um ponto há muito desejado do nosso projeto: a inserção da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A partir de agora os demais alunos do CEJA Joaquim Gomes Basílio serão incorporados aos poucos às nossas atividades.
Quando formulei a proposta do projeto História e Cinema já pensava em trabalhar com todos os alunos da escola, no entanto, por uma questão circunstacial (que já foi explicada numa postagem anterior), comecei pelos alunos do projeto Revisão de Estudos, pois eles não tinham aulas às sextas-feiras, o que me permitiu contar sempre com a presença deles nesse dia. Como eles estavam se preparando para prestar vestibular, aproveitei para após as exibições aplicar um simulado sobre as questões abordadas pelo filme. Eles foram bem receptivos, pois sabem que algumas universidades já estão inclusive inserindo em seus cronogramas a lista de filmes que precisam ser assistidos como reforço do conteúdo de História. Cheguei a levar um desses guias para sala uma vez.
Segunda-feira, dia 14 de julho, reuni-me com as turmas da professora Margarida e da professora Ruth para apresentarmos formalmente o projeto. Os alunos demonstram compreender a proposta e mostraram-se receptivos. Fiquei empolgado. Falei sobre a relação entre História e Cinema numa perspectiva acadêmica e mostrei como ao longo dos anos os professores do ensino básico estão inserindo o filme como instrumento de apoio pedagógico. Estimulando, a partir dele, debates sobre temas da História. Mostrei o blog criado para a divulgação das atividades do projeto e sobre como fazer para participar dele. Nesse caso, acho, modestamente, que posso contribuir um pouco para a inclusão digital, posto que boa parte desses alunos não têm o hábito de manusear o computador. Fiz um apanhado dos filmes que exibi até aqui para os alunos do prevest e os convidei para se engajassem em nosso trabalho. Bem, os próximo passos: conversarei com as professoras Ruth e Margarida sobre os conteúdos que elas estão trabalhando em História para marcarmos algumas sessões com filmes que tenham relação com aquilo que estão expondo com a ajuda do material didático. Mas o primeiro filme já está escolhido. Será A Guerra do Fogo, posto que servirá também para um trabalho que as professoras Socorro Inácio e Geraldinha Camilo estão deselvendo na escola ligado a formação de leitores. Para elas o objetivo com a exibição será trabalhar a linguagem falada e a não falada. Para mim e as professoras titulares de suas salas será mesmo a Pré-História. Esperamos iniciar mais efetivamente os trabalhos a partir de agosto, na volta das férias. Aliás, boas férias aos colegas do Projeto História e Cinema.
Obrigado a todos e até a próxima postagem!
Professor Josemar.
Josemar de Medeiros Cruz - Vi sua mais recente explanação e sobre o valor da inclusão digital, e o cinema com ferramenta pedadógica, eu vou ser sincero, nós alunos do Ceja tivemos um avanço muito grande depois do Cine historia, despertou o nosso ego concelado por aulas em tempos de trevas que ainda hoje existe, o copiar, copiar, sentar e o aluno ingenuamente, só escrevendo e sem entender nada, coitados nem perguntam acham que está certo, isso por causa dos apontados que ensinam sem vontade e sem dom, não gostam de internet, mas são os protegidos dos políticos, uma vergonha nacional! Como dizia um super jornalista.
ResponderExcluirO Cine Hisória abriu para educação um novo capítulo, uma prévia para a chegar do terceiro grau, a universidade e tornarem profissionais do futuro, qualificado para a missão ora, chegada.
Gostei das fotos que coloquei, você é genial, Josemar, vamos pensar no lançamento do cordel :
OS CÉLEBRES JESUÍTAS, e vamos lançar o filme A MISSÃO, explicarei após o filme quem foram essas
extrordinários Sacerdotes educadores apresentsrei os poemas de JOSÉ DE ANCHITA, educador e poeta, numa tarefa de evangelização e cultura direi sobre a fome de escrever que tinha JOSÉ DE ANCHIETA,mostrei o poema que ele escreveu nas áreias, da praia, talvez a tinta da pena, que era a caneta da época tinha falhado, a a inspiração vinha iluminada, e espandiu suas estrofes nas areais praianas, levarei alguns amigos, nessa nova etapa do Cine História, um marca registrada, alunos em disprada, QI elevados, pelos bons sinais apresentados, a arte cinematográfica a maior e melhor maneira de aprender verdadeiramente o que é história em painel de tercnologia, beleza e encanto visual e sonoro.
José de Medeiros Cruz,
Embrace to you, is belle equip, teacher! ZS>>
Zé, mais uma vez obrigado pelos comentários. Assim que voltar de férias faremos o lançamento do teu novo cordel com uma sessão especial do CineHistória, apresentando o filme A Missão. Até lá!
ResponderExcluirProfessor Josemar
EJA - HISTÓRIA E CINEMA:
ResponderExcluirDesejo, como Coordenadora Escolar do Ceja Joaquim Gomes Basílio, parabenizar o Professor Josemar pela realização desse trabalho tão significativo para os alunos desta Escola. A inclusão dos alunos da EJA do sistema PRESENCIAL é um grande avanço em todos os sentidos, principalmente na questão da valorização do aluno e da oportunidade do acesso as novas tecnologioas disponíveis nas escolas que até então não faziam parte do cotidiano dessa demanda. É muito válido iniciativas tão inovadoras para com os alunos da EJA.
Maria Socorro A P Moura
Coordenadora Escolar