sábado, 30 de janeiro de 2010

2010: mais cinema e mais História

Como havia prometido na última postagem de 2009, o blog do Projeto História e Cinema inicia 2010 com algumas sugestões de sites que discutem a relação entre História e Cinema, bem como alguns links que nos levam a artigos que podem ser importantes para  quem está desenvolvendo algum  trabalho acadêmico sobre o tema.

listaAntes, quero lembrar a todos os leitores que o projeto que desenvolvemos na escola Joaquim Gomes Basílio continuará neste, e tomará, por muitos outros anos. Convido os alunos que participam comigo das exibições e debates, que visitem com mais frequência o blog e deixem suas opiniões, para que possamos construir um aprendizado mais dinâmico e participativo. As datas das exibições serão anunciadas assim que nosso ano letivo tiver início. Espartacus como fizemos no primeiro ano do projeto, vamos expor aqui um comentário sobre o filme que será exibido, abordando principalmente, quais os objetivos pedagógicos de sua exibição. Peço que após o debate, postem seus comentários sobre o filme.

Gostaria de contar esse ano com a participação de outros colegas professores, que se interessam pela utilização do cinema nas aulas de história. Aguardo o acesso e as suggestões.

Por falar em sugestões, aqui vão algumas, para que possamos navegar por ondas que nos despertem mais para as discussões que levemente iniciamos. Neste link http://www.cliohistoria.110mb.com/videoteca/textos/historia_cinema.pdf a historiadora Mônica Almeida Kornis faz uma interessante discussão sobre o uso do cinema no ambiente do debate historiográfico. Um belo texto para um primeiro aporte teórico sobre o tema. Mas para quem quer apenas fazer um passeio pela Hisória do Cinema, indico o  link da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema, onde se pode ver um resumo preambular, que pode ser aprofundado um pouco no Webcine: http://www.webcine.com.br/historia1.htm.

Outro artigo que merece ser lido é o História e cheCinema, luz, câmera, transposição didática, de Liz de Oliveira Motta Ferraz, onde ela explicita como o cinema é uma importante ferramenta nas mãos do professor. E para facilitar muito a vida desse, o cinehistória.net traz um acervo comentado de vários filmes que podemos usar na sala de aula, inclusive dividido por temas e épocas. Excelente! E para finalizar eu indico o Café História, onde tem-se acesso a uma rede de discussão, em que professores e demais interessados em nosso tema, apresentam sugestões e discutem idéias de como por em prática idéias relacionadas em uso do cinema como instrumental didático.

Por enquanto é só. Aos participantes do projeto História e Cinema e demais interessados um feliz 2010, com muita história e com muito cinema. Até mais!

P.S.: respondam a nossa primeira enquete: qual é o melhor filme para se iniciar um debate sobre a Guerra do Vietnã. Aguardo as respostas. 

3 comentários:

  1. Davi de Medeiros Sousa Feijó30 de janeiro de 2010 às 12:27

    Acho muito interessante esse projeto. Gosto muito de historia Cinema. Desejo paticipar do projeto esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Estou de volta estudando o cine história, como costumo chamar diante do autor desse projeto: Josemar de medeiros cruz, apoio e ajudo no momento do slad. Hoje resolvi comentar por dois temas: A BUSCA DE UM MÉTODO DE TRABALHO - O cinema como um novo objeto não só de trabalho, mas de estudos a nível de estudantes no dispertart SENSO CRÍTICO. Essa ferramenta faltava no painel internet, hoje tão bem colocado pelo autor. Aprendendo e desenvolvendo nosso intelectual frente a análise mundo, parabéns ao bom gosto do mais dinâmico educar na BUSCA MÉTODO TRABALHO, professor e alunos atento a tela, o filme começa, silêncio e análise, se ligue e aprenda, o cine história educa luz divulgue e defenda. Um abraço, caros ouvintes, ZS>>>

    ResponderExcluir
  3. O FILME COMO REGISTRO DA REALIDADE - Testemunho verídico e infalível, as câmaras estão ligadas as ações históricas nos acontecimentos do dia-a-dia, a história adentra em parceria cinema, e assim , presta um relevante serviço a sociedade-documento, unidade de laços e relatórios ou documentários tão necessário para ajudar estudantes e fortalecer o conhecimento e o REGISTRO DA REALIDADE EM MARCHA. o CINEMA é a grande arte que mistura em dois digitos a legenda de ensinamento em prosa e tantas vezes em versos, e até a filosofia faz parte integrante da bela cinematologia de registro fantasia e realidfade do documento mais educador que atravessou séculos e chega ao era XXI, 2000, numa plenitude de avanço tecnológico que ainda atrai multidões. REGISTRO E REALIDADE, verdade e fantasia, que bom, que fosse todo dia!

    ResponderExcluir